Como ganhar antena digital por meio do cadastro no CadÚnico
Pedidos devem ser realizados até o dia 30 de junho

As famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) têm direito a receber a instalação gratuita de uma antena parabólica digital. Como o sinal de TV da antena parabólica tradicional está sendo desligado por todo o país, a antena digital é fundamental para o acesso à TV aberta.
Como solicitar a antena parabólica digital através do CadÚnico?
O agendamento deve ser feito através do site da Siga Antenado, instituição sem fins lucrativos criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Todo o serviço é realizada por ela e pode ser agendado ainda por telefone, através do número 0800 729 2404. Mas atenção, os pedidos de instalação gratuita só serão aceitos até o dia 30 de junho.
O que é o CadÚnico e como se inscrever?
O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento do governo para reunir informações sobre as famílias de baixa renda. Devem estar cadastradas as famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total. As inscrições no CadÚnico podem ser feitas na unidade do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próxima ou em outro posto de atendimento do município. São cerca de 9,5 mil postos de cadastramento em todo o país. O cadastro é gratuito.
Como consultar o CadÚnico?
É possível ter as informações se a família está cadastrada no CadÚnico pelo site cadunico.dataprev.gov.br ou pelo aplicativo do Cadastro Único.
Quais são as mudanças do CadÚnico em 2025?
O sistema do CadÚnico ganhou uma nova plataforma, que permite o cruzamento de dados online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias. A principal mudança é que agora o sistema funciona com mais agilidade a partir do CPF da pessoa, facilitando a identificação da veracidade dos dados de quem está se inscrevendo, além de ver se a pessoa tem alguma pendência em seu nome. Com o CPF, também abre a possibilidade de integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas.