Como funciona o novo golpe da CNH que mira os motoristas via celular
Detrans recomendam que os usuários ignorem qualquer mensagem enviada por SMS referentes à carteira de habilitação

Os golpes digitais têm se tornado práticas cada vez mais comuns por criminosos, que buscam enganar as vítimas através de mensagens e sites falsos. O mais novo golpe, que fez com que os Detrans por todo o país emitissem alertas, é o golpe da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O que é o golpe da CNH?
O golpe da CNH começa com uma mensagem de texto enviada pelos criminosos via SMS, dizendo que a vítima tem uma pendência da carteira de habilitação a ser paga, podendo culminar em bloqueio da CNH em caso de não pagamento. Eles enviam um link que direciona a um site falso da carteira digital de trânsito, exigindo um login (também falso) do gov.br. Quando a vítima digita o seu CPF, os campos dos dados pessoais são preenchidos automaticamente com dados verdadeiros da pessoa, como nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. Após essa etapa, o falso site emite novamente um aviso de que a carteira de habilitação pode ser suspensa a qualquer momento em caso de não pagamento da taxa e a vítima é direcionada a uma falsa guia de pagamento, onde contém o valor da taxa.
Como se proteger do golpe da CNH?
Para se proteger do golpe da CNH e de qualquer golpe que envolva os Detrans, a recomendação é que a pessoa ignore qualquer aviso que chegue referente ao órgão por SMS, pois nenhuma unidade estadual envia notificações seja por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens. Os Detrans também não fazem contato por telefone. Todos os contatos do Detran são enviados via correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial do Estado.
O que fazer caso permaneçam dúvidas?
Em caso de dúvidas, o usuário pode acessar o site do Detran do seu estado ou ir até a unidade do departamento mais próxima.