Com previsão de chuva forte, Cláudio Castro vai para Petrópolis
Comandos-gerais dos bombeiros e das polícias também foram para cidades com alto risco

O Rio de Janeiro enfrenta entre esta sexta-feira, 04, e domingo o alerta de temporais, com volume de chuva que pode ultrapassar num único dia todo o previsto para o mês de abril. A preocupação é grande sobretudo em Petrópolis, pelos riscos de enchentes e quedas de barreira. Para monitorar a situação, o governador Cláudio Castro (PL) viajou hoje para a cidade da Região Serrana.
Em janeiro do ano passado, ele foi muito criticado por estar de férias na Disney enquanto o Rio era castigado por chuvas que deixaram pelo menos 12 mortos. Na época, antes do seu retorno, coube ao vice, Thiago Pampolha (MDB), percorrer os lugares mais atingidos. Nesta sexta, além do governador, os comandos-gerais do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar também se transferiram para outras cidades. “Estaremos todos de prontidão, junto aos bombeiros e policiais militares e civis, para chegarmos antes das chuvas. O objetivo do governo do estado, por meio do Comitê de Chuvas, é antecipar as ações e evitar maiores danos”, disse Castro.
Segundo o governo, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Tarcísio Salles, permanecerá numa base em Angra dos Reis, cidade da Costa Verde que também já foi palco de tragédias. Já o secretário da PM, coronel Marcelo Menezes, ficará na Baixada Fluminense.
A previsão para a noite de hoje é de pancadas isoladas de chuva moderada a muito forte, acompanhada de ventos fortes e raios. Para amanhã, o cenário pode ser o mesmo nas regiões Serrana, Norte e Noroeste. No restante do estado, amanhã, há possibilidade de chuva moderada e eventualmente forte.