Cineasta Spike Lee receberá título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro
Cineasta deve receber a comenda presencialmente no Rio no final do ano

O cineasta norte-americano Spike Lee, conhecido no Brasil pela direção do videoclipe de “They Don’t Care About Us”, do cantor Michael Jackson, gravado em 1995, no morro Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro, será condecorado com o título de cidadão do Estado do Rio. A proposta, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), foi aprovada na tarde desta terça-feira, 06, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Em 2014, o cineasta esteve de volta ao Brasil para produzir o documentário “Go Brazil Go!”, em que entrevistou Dilma Rousseff (PT), Lula (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), os artistas Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Chico Buarque, Criolo, o grupo de rap nacional Racionais e os jogadores de futebol Pelé e Neymar.

“Lee é conhecido por sua abordagem provocativa e intransigente a assuntos controversos. Em visita ao Brasil para a produção de seu documentário, o cineasta encontrou com autoridades e acompanhou o julgamento sobre as cotas raciais no Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse Balbi, que afirmou já ter conversado com a assessoria do artista e confirmado que ele deverá receber a comenda presencialmente no Rio no fim do ano.
Shelton Jackson Lee nasceu em março de 1957 em Atlanta, na Geórgia. Ainda criança, se mudou com seus pais para Nova Iorque e morou no bairro Brooklyn. Ele já produziu mais de 25 filmes e recebeu um Oscar por “Infiltrado na Klan”, de 2019, bem como dois Emmys pelo documentário televisivo “Os Diques se Romperam”, de 2007, que aborda a devastação da cidade de Nova Orleans após o Furacão Katrina, em 2005.
A determinação, que consta no Projeto de Resolução 1.160/24, será promulgada pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.