Chuvas intensas provocam alagamentos e deixam pessoas desabrigadas em Ubatuba
Defesa Civil alerta para enchentes e mais temporais neste sábado. O órgão resgatou 19 pessoas ilhadas e registrou oito quedas de árvores

As fortes chuvas no litoral norte de São Paulo provocaram alagamentos e enchentes na cidade de Ubatuba na madrugada deste sábado 5.
Segundo a Defesa Civil de Ubatuba, no loteamento Marafunda, foi registrado um acumulado de 177 milímetros de chuva em 72 horas. No bairro do Taquaral, o Corpo de Bombeiros de Ubatuba atendeu uma ocorrência com 19 pessoas ilhadas, entre homens, mulheres, crianças e idosos. “As vítimas foram encaminhadas junto com a Defesa Civil para a escola municipal José de Souza Simeão, que está sendo usada como abrigo. Todas sem ferimentos, deixadas em segurança aos cuidados do órgão de apoio social”, informou a corporação.
O Rio Tavares, na rua Rio Grande do Sul transbordou e o órgão registrou oito quedas de árvores, sendo uma de grande porte, interditando as vias de trânsito.
Mais chuvas no fim de semana
Para este sábado, a Defesa Civil alertou para mais chuvas intensas: “os modelos indicam acumulados significativos para faixa leste, em específico a região de Ubatuba e municípios de divisa com o Rio de Janeiro”. O órgão também reforçou atenção redobrada nas áreas de risco nessas regiões.
“A Defesa Civil continua fazendo o monitoramento dos pluviômetros e das áreas de risco. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social está fazendo um levantamento do quantitativo de pessoas que estão desalojadas, precisando de apoio, para solicitar ajuda humanitária, referente a parte de insumos, junto à Defesa Civil estadual: itens como colchões, cobertores, cesta básica, material de limpeza e água”, comunicou o órgão.