Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Chuva em SP deixa 7 mortos e 1,6 milhão de pessoas sem energia elétrica

De acordo com comunicado divulgado pela Enel, mais de 2,1 milhões de pontos de fornecimento foram afetados; cerca de 500 mil já foram restabelecidos

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 out 2024, 12h40 - Publicado em 12 out 2024, 11h33

Mais de 14 horas após o temporal que atingiu a cidade de São Paulo, cerca de 1,6 milhão de pessoas continuam sem fornecimento energia elétrica em suas casas. Há relatos de casas sem luz no Campo Limpo, Bela Vista, Sacomã, Perdizes, Pinheiros, Ipiranga, Butantã, Vila Sônia, Cambuci, Capão Redondo e outras regiões da cidade. Ontem, por volta das 20h, 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço interrompido. Na manhã deste sábado, 12, a Enel afirmou que restabeleceu a energia para 500 mil clientes.

A empresa afirma que mobilizou 800 equipes, somando 1.600 técnicos, em um plano de emergência para restabelecer o fornecimento. Os ventos que alcançaram 107,6 km/h, maior velocidade registrada pela Defesa Civil desde 1995, derrubaram parte da rede e será preciso consertar ou refazer quilômetros de fiações. Mais de 140 árvores caíram, mas não há relatos de desabamentos.

Por conta do que chamou de “evento extremo”, a empresa não forneceu nenhuma previsão para o restabelecimento completo do fornecimento de energia. Em entrevista coletiva, a Enel afirmou que 17 linhas de alta tensão foram prejudicadas e que trabalha para recuperar o prejuízo.

Temporal deixou sete mortos

As fortes chuvas e rajadas de vento que atravessaram o interior do estado de São Paulo do Oeste em direção ao litoral, atingindo a capital no começo da noite de sexta, 11, provocaram quedas de árvores e muros. Três pedestres – uma mulher, uma criança e um idoso – foram atingidos pela queda de um muro de blocos por volta das 18h, no bairro Samambaia, em Bauru, no interior paulista, segundo a Defesa Civil estadual. Na região metropolitana de São Paulo, uma pessoa morreu atingida por uma árvore. Em Cotia, duas pessoas foram atingidas pela queda de um muro e foram socorridas, mas morreram no hospital.  Em Diadema, na Grande SP, uma pessoa morreu atingida por uma árvore.

As chuvas atingiram diversas cidades do interior, com registro de precipitação com granizo e queda de árvores em Presidente Prudente e em Nova Odessa.

Continua após a publicidade

Previsão do tempo para sábado, 12

A previsão do tempo para esse fim de semana indica que temporais devem atingir grande parte do país, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Depois da formação de uma frente fria durante a semana, uma nova frente fria está prevista para o fim de semana. Chuvas de até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h, devem atingir  boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais.

*Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.