Abstenção do ‘Enem dos concursos’ ficou em torno de 52%
A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, forneceu dados prévios em coletiva de imprensa nesta noite; o balanço final deve sair amanhã
A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, declarou em coletiva de imprensa na noite deste domingo, 18, que cerca de 1 milhão de candidatos — dos pouco mais de 2 milhões inscritos — realizou as provas da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em todo o país. “É um número que a gente está fechando a apuração. A gente precisa ter a resposta de todas as salas. Já temos um percentual bastante alto, mas nossa estimativa é que chegue bem próximo de 1 milhão”, explicou a ministra.
Com isso, a estimativa do ministério é que a taxa de abstenção do CPNU fique entre 52% e 53%, o que, segundo ela, está abaixo de outros concursos realizados recentemente. “Foi realmente um número que nos surpreendeu positivamente. E ficamos muito felizes com esse resultado”, declarou a ministra.
Chamado de “Enem dos concursos”, o CPNU reuniu milhares de candidatos em mais de 200 cidades do país. Os candidatos estavam em busca de uma das mais de 6.000 vagas em diversas áreas do conhecimento, que serão preenchidas em 21 órgãos federais. As provas foram divididas em duas etapas e foram aplicadas ao longo deste domingo. Segundo a ministra, cerca de 500 candidatos foram desclassificados por razões diversas, e não houve grandes intercorrências registradas.