Carta ao leitor: Brasil ainda tem muito espaço para avançar
O mundo precisa de alimentos e energia produzidos de forma sustentável. O Brasil tem boas soluções, mostrou o VEJA Fórum Agro
Nas últimas décadas, o agronegócio brasileiro teve uma evolução extraordinária. Entre outras conquistas, o Brasil deixou a condição de importador de alimentos e se tornou um centro de produção que abastece outros países. No dia 24 de novembro, o VEJA Fórum Agro reuniu em São Paulo representantes do setor produtivo, das finanças e especialistas a fim de olhar para a frente: o que mais o agro brasileiro pode almejar? As conclusões dos painéis realizados denotam que, mesmo com obstáculos a vencer, é possível ser ambicioso.
“O Brasil criou a agricultura tropical mais avançada do planeta”, afirma Gustavo Diniz Junqueira, empresário do ramo e ex-secretário da Agricultura de São Paulo. “O próximo passo é transformar nossa base agropecuária em industrialização sofisticada, marcas globais e presença direta nos mercados de consumo.” O caminho percorrido nessa direção é significativo. Neste ano, o Brasil passa a ser o maior exportador de produtos do campo, superando os Estados Unidos, segundo Marcos Jank, professor do centro Insper Agro. “Cabe-nos liderar discussões de agricultura sustentável e biocombustíveis, e buscar aliados”, diz Jank.
O mundo, carente de alimentos e necessitado de transição energética, precisa do Brasil.
Publicado em VEJA de 5 de dezembro de 2025, edição especial nº 2973
As reações de atrizes veteranas à fala de Regina Duarte na TV Globo
CCJ deu resposta imediata à decisão de Gilmar sobre impeachment de ministros do STF
Greve dos caminhoneiros é até agora um grande fracasso em todo o país
O que se sabe sobre a greve de caminhoneiros convocada para quinta-feira
Ações da Anvisa proíbem suplemento de ora-pro-nóbis, vinagre de maçã e produtos com creatina







