Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Carnaval 2012: Vila Maria disputa o título com as mãos

Por Da Redação 19 fev 2012, 02h45

Por Wladimir d’Andrade

São Paulo – A Unidos de Vila Maria está entrando na passarela do carnaval de São Paulo deste ano como uma das favoritas ao título do Grupo Especial. Em 2011 a agremiação do bairro da zona norte da cidade deixou o primeiro lugar escapar por 0,25 ponto – ficou em 3.º na classificação geral – e agora tenta chegar ao topo do carnaval paulistano com o samba-enredo “A força infinita da criação: ‘Vila Maria feita à mão'”. A escola é a quinta a fazer o seu desfile nesta madrugada de domingo.

A história da Unidos de Vila Maria dá destaque para as mãos. Com elas, diz o enredo, Deus criou o mundo e com o barro moldou Adão. Mas o desfile não fica apenas na teoria religiosa e mostra a importância das mãos para a evolução do homem. O desenvolvimento do polegar opositor e das habilidades manuais levou a espécie ao progresso. E também a atividades lúdicas.

O ser humano evoluiu nas suas relações sociais por meio da música e da dança, que hoje fazem o carnaval. Desenvolveu ritmo da palma das mãos e instrumentos musicais. E com essas palmas a Unidos de Vila Maria espera ser aclamada no final do desfile como, quem sabe, campeã do carnaval paulistano.

Continua após a publicidade
Publicidade