É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Candidata ao TRF2 publicou foto com bonecos de Lula e Dilma presos em 2016

Advogada participa do processo de escolha dos nomes que integrarão a lista tríplice; escolha final será do presidente da República

Por Lucas Mathias Atualizado em 13 dez 2023, 15h25 - Publicado em 13 dez 2023, 13h30

Candidata a uma vaga no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a advogada Danielle Vasconcelos Sá publicou, em 2016, uma foto em que segura dois bonecos: do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da então chefe do Planalto, Dilma Rousseff, vestidos com uniformes de presidiário. O registro foi publicado em meio a manifestações contra o governo federal, no momento em que crescia uma onda antipetista no país, com amplo apoio popular à Operação Lava-Jato. 

Sete anos depois, no entanto, o cenário do país é outro: de lá até aqui, Lula foi, de fato, preso em 2018, mas deixou a prisão cerca de um ano depois e, em 2021, teve suas condenações anuladas. A Lava-Jato, antes exaltada, acumula sucessivas derrotas, com diversas decisões revertidas pelo Supremo Tribunal Federal. E Danielle Sá, que pleiteia a vaga aberta para o TRF2, precisará justamente do aval do atual presidente, caso venha a integrar a lista tríplice, ao fim do processo. 

O rito de escolha funciona assim: a advogada será candidata na segunda lista do quinto para o tribunal, a ser votada em fevereiro do ano que vem. A primeira foi votada nesta terça-feira, 12, pelo conselho federal da OAB, que formou a lista sêxtupla. Em seguida, os desembargadores federais reduzem os candidatos, encerrando o processo com três postulantes — a chamada lista tríplice, que é enviada para o presidente Lula. É ele o responsável por escolher quem assume a vaga. 

O registro contra Lula e Dilma, compartilhado na ocasião, no entanto, foi apagado posteriormente das redes sociais da advogada. Seus perfis, inclusive, agora constam como privados. Especialista em Direito Público e Privada, ela é presidente da Comissão de Estudos sobre Alienação Parental e coordenadora da Comissão de Prerrogativas, ambas da OAB-RJ. Procurada, Danielle negou que seja candidata à vaga.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.