Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Caixa rejeita recomendação do MPF para trocar vice-presidentes

Pedido foi feito após procuradoria constatar que quatro dirigentes são alvo de investigações, sob suspeita de envolvimento em esquemas de corrupção

Por Da Redação
Atualizado em 9 jan 2018, 17h01 - Publicado em 8 jan 2018, 17h22

A Caixa Econômica Federal rejeitou nesta segunda-feira (8) a recomendação do Ministério Público Federal de trocar seus vice-presidentes. O pedido foi feito após o MPF constatar que quatro dos dirigentes são alvo de investigações da procuradoria e do próprio banco, todos sob suspeita de envolvimento em esquemas de corrupção e favorecimento de políticos.

Os vice-presidentes entraram na mira do MPF por conta de mensagens e documentos que indicam que eles receberam propina para favorecer operações bancárias a pessoas do grupo do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).

Em nota enviada ao MPF, a Caixa informou que tem um “sistema de governança adequada à Lei de Estatais”. “Isto faz com que a maior parte das recomendações já esteja implementada, em implementação ou em processo de estudo pelas suas instâncias decisórias, antes mesmo de qualquer manifestação do MPF”, diz o texto.

O Conselho de Administração da Caixa aprovou um novo estatuto que dá poderes para que o colegiado afaste dirigentes dos cargos. Essa medida ainda não foi implementada porque ainda depende do aval do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, bem como dos acionistas do banco.

Continua após a publicidade

O banco sustenta ainda no texto que os nome dos vice-presidentes foram aprovados pelo Conselho de Administração e afirma que não “há ato concreto“ que justifique a troca dos dirigentes.

Os atuais vice-presidentes “tiveram seus nomes aprovados pelo Conselho de Administração do banco que os encaminhou ao Ministério da Fazenda que, por sua vez, fez a respectiva indicação ao presidente da República”, afirma a Caixa.

CORREÇÃO: Por erro da Caixa, a primeira versão desta reportagem informava que o Conselho de Administração da Caixa havia se manifestado pela permanência dos vice-presidentes apesar do pedido do MPF, o que não ocorreu. O tema ainda será discutido pelo órgão, segundo comunicado emitido posteriormente pelo banco.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.