‘Barricada zero’: Castro prepara ofensiva contra marcos da exploração de territórios por facções
Operações no Rio vão integrar forças de segurança, secretarias estaduais e prefeituras
O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), trabalha em cima de dois focos na segurança pública: a retirada de fuzis das mãos de criminosos e a remoção de barricas em comunidades dominadas por facções. Ele afirmou ao Amarelas On Air, de VEJA, que armas de guerras e as barreiras ao direito de ir e vir dos moradores desses locais são “as duas grandes formas de terror hoje”. Nesta segunda-feira, 17, ele se encontra com prefeitos da Região Metropolitana para apresentar a Operação Barricada Zero, que vai integras as forças de segurança, diferentes secretarias estaduais e os municípios nesse desafio.
As barricadas, de acordo com especialistas de Segurança Pública, deixaram de funcionar apenas como obstáculos à entrada dos agentes da lei: hoje são marcos de exploração de territórios. “Lá atrás, as barricadas tinham o objetivo de impedir o acesso da polícia. Hoje elas são um marco simbólico de onde começa ‘meu espaço’, para a cobrança de taxas. Atrás dela, não há democracia, não há justiça e impostos. O que existe é extorsão”, afirma Rodrigo Pimentel, ex-integrante do Bope, a tropa de elite da PM do Rio, explicando que esse instrumento do crime começou a se multiplicar há 15 anos, mas que nos últimos cinco ele assumiu novo papel. ‘Tem muita favela no Rio em que caveirão já não ia e que tem barricada. Retirá-la não é um meio de facilitar a ação policial, mas, sim, uma forma de garantir o direito de ir e vir do cidadão”.
O Rio de Janeiro conta com 21 máquinas pesadas para remover esses obstáculos. A VEJA, Castro declarou: “Agora, a gente vai trabalhar em alto grau no que considero as duas grandes formas de terror: o armamento bélico pesado de que essas quadrilhas dispõem e as barricadas que elas colocam pelo caminho, um claro impedimento ao direito de ir e vir das pessoas. Vamos precisar da colaboração de todas as esferas de poder”.
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
As reações nos bastidores do STF ao projeto que reduz pena de Bolsonaro
Governo confirma novo valor do salário mínimo para 2026
Vasco x Fluminense na Copa do Brasil: onde assistir, horário e escalações
A confusão em festa de confraternização da equipe de Virgínia Fonseca







