Clique e assine a partir de 9,90/mês

Avião arremete para não colidir com outra aeronave em Fernando de Noronha

Embora manobra tenha impressionado internautas, Aeronáutica a classifica como 'normal' e 'dentro dos padrões de segurança' e diz que não houve risco

Por Redação - Atualizado em 18 Feb 2019, 18h14 - Publicado em 18 Feb 2019, 17h56

Um avião da Gol que se aproximava do pouso no aeroporto de Fernando de Noronha, na tarde deste domingo, 17, teve que arremeter quando o piloto percebeu que uma outra aeronave, da Azul, ainda estava na pista após aterrissar. Os dois voos, 1862 da Gol e 2700 da Azul, haviam decolado de Recife rumo ao arquipélago.

Embora tenha impressionado internautas em um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja acima), a manobra foi classificada pela Aeronáutica como “normal” e “dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo”. A Força Aérea afirma que “as aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso”.

No vídeo, é possível ouvir o homem que fez as imagens assustado ao ver o avião da Gol voando em direção à pista, enquanto outra pessoa, no rádio, diz “arremeteu, arremeteu”.

Por meio de nota, a Azul ressalta que “a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso”.

Continua após a publicidade

A Gol, por sua vez, diz que “durante todo o procedimento de aproximação, o comandante tinha contato visual com a aeronave que ainda taxiava pela pista” e também pondera que “a arremetida é um procedimento operacional normal”. “Após a liberação da pista, o comandante efetuou nova aproximação, pousando às 16h39, em total segurança”, diz a companhia aérea.

Publicidade