Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ano político despertou curiosidade por fascismo e intervenção militar

Eleições foi o terceiro tema mais buscado do ano e diálogo entre Daciolo e Ciro sobre Ursal também viralizou

Por André Siqueira Atualizado em 12 dez 2018, 15h38 - Publicado em 12 dez 2018, 14h28

Segundo relatório do Google, divulgado nesta quarta-feira, 12, buscas sobre o que são fascismo e intervenção militar foram as principais pesquisas feitas no Brasil neste ano.

Durante a campanha eleitoral, candidatos e militantes opositores de Jair Bolsonaro tentaram associar a imagem do então presidenciável ao regime ultranacionalista estabelecido por Benito Mussolini, em 1922, na Itália, que gerou um Estado totalitário no país. A proximidade de Bolsonaro, capitão reformado do Exército, com os militares, e algumas de suas declarações sobre minorias eram os principais argumentos utilizados para classificá-lo como fascista.

Os questionamentos sobre intervenção militar ganharam notoriedade em pelo menos três ocasiões neste ano: no contexto da intervenção federal no Rio de Janeiro, decretada pelo presidente Michel Temer em fevereiro deste ano, durante a greve dos caminhoneiros, iniciada em 21 de maio,; quando alguns dos manifestantes pediam a tomada de poder pelas Forças Armadas, e em alusão à possibilidade de Bolsonaro e seu vice, o general Hamilton Mourão, instaurarem uma ditadura militar.

Eleições

As eleições, inclusive, foram o terceiro tema mais buscado do ano, atrás de Copa do Mundo, realizada na Rússia, e o reality show Big Brother. O presidente eleito Jair Bolsonaro é o quarto tema mais procurado pelos internautas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril, e o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, ocupam, respectivamente, a sétima e a oitava colocação. A “prisão do Lula” foi o sexto acontecimento mais buscado do ano.

Entre os dez porquês mais buscados, três têm relação com as eleições: por que votar em Bolsonaro, na segunda colocação, por que não votar em Bolsonaro, na sexta colocação, e por que o Amoedo não participa dos debates, na nona colocação.

O que é Ursal?

No ranking de dez buscas mais feitas, dúvidas sobre o que é a União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal) ocupa o quarto lugar, atrás de o que é fascismo, intervenção militar e lúpulo. O termo viralizou durante a campanha eleitoral, quando, no debate promovido pela TV Bandeirantes, o candidato do Patriota à Presidência da República, Cabo Daciolo, questionou o também presidenciável Ciro Gomes sobre a intenção do Foro de São Paulo, uma organização que reúne partidos políticos de esquerda, de executar “o plano Ursal”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.