Ambipar e ministério fecham parceria para apoiar povos indígenas no Brasil
A iniciativa vai atingir 1 milhão de quilômetros quadrados de territórios dos povos originários, o equivalente às áreas somadas de França e Inglaterra

A Ambipar, multinacional brasileira especializada em soluções ambientais, e o Ministério dos Povos Indígenas firmaram em Davos (Suíça) um protocolo de intenções voltado às emergências climáticas e à sustentabilidade. A iniciativa vai beneficiar uma área de 1 milhão de quilômetros quadrados de territórios dos povos originários, o que equivale a quase 14% do território brasileiro e às somas das áreas de França e Inglaterra.
A iniciativa atende ao espírito do ODS 18 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) para a Igualdade Étnico-Racial, anunciada em setembro de 2023 pela ONU (Organização das Nações Unidas). A parceria foi firmada por Tercio Borlenghi Jr, presidente da Ambipar, e o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena.
O objetivo do acordo é promover ações voltadas ao combate e prevenção a incêndios, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da resiliência em territórios indígenas. A parceria inédita, que faz parte da estratégia do ministério de incluir o setor privado na responsabilização global da preservação das terras indígenas, abrange iniciativas que incluem suporte técnico para capacitação em prevenção e resposta a eventos extremos, desastres e combate a incêndios, reflorestamento de áreas desmatadas, desenvolvimento de projetos de bioeconomia, conservação e educação ambiental, além da promoção da economia circular e da gestão eficiente de resíduos sólidos.
A parceria também busca fomentar a geração de renda por meio da formação profissional de jovens para atividades de preservação ambiental, de projetos sociais e da valorização de serviços ecossistêmicos, a partir de consulta com as comunidades, nos termos da convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
“Acreditamos no poder da colaboração para transformar desafios em oportunidades sustentáveis. Esta parceria reforça nosso compromisso com soluções que gerem impacto positivo para as pessoas e o planeta, especialmente para as comunidades indígenas, que têm um papel fundamental na preservação ambiental”, destaca Rafael Tello, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar.
“O Ministério dos Povos Indígenas reforça que essa parceria é uma importante ferramenta para consolidar políticas públicas culturalmente adequadas voltadas à sustentabilidade e à proteção dos direitos dos povos originários, garantindo que os benefícios dessas ações cheguem de forma efetiva às comunidades”, afirma o secretário-executivo da pasta, Eloy Terena.
A Ambipar investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental. Está presente em 41 países e tem mais de 20 mil colaboradores.