Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

A confusão de internautas com as cores que iluminam a Prefeitura de São Paulo

Homenagem ao Dia Nacional da França levantou questionamentos sobre um aceno aos Estados Unidos na capital paulista

Por Lucas Mathias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 jul 2025, 16h52

Celebrado em 14 de julho, o Dia Nacional da França causou polêmica na cidade de São Paulo nos últimos dias, por causa de uma projeção de cores feita no Edifício Matarazzo, sede da administração local. Para celebrar a amizade entre o país europeu e o Brasil, a prefeitura paulistana decidiu iluminar com o azul, o branco e o vermelho franceses a fachada do prédio. A iniciativa, contudo, causou confusão entre os internautas, que associaram a homenagem aos Estados Unidos. 

Nas redes sociais, o perfil oficial da Prefeitura de São Paulo explicou que o edifício foi iluminado com as cores francesas, assim como ocorre em outros pontos da cidade. A ação é fruto de uma parceria com o Consulado da França, começou no dia 10 de julho e vai até a próxima segunda-feira, 14. No mesmo dia, o Theatro Municipal na capital paulista também vai receber programação especial. 

A tensão causada pelo tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, anunciado pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, contudo, gerou uma confusão na cabeça de internautas, que associaram as cores da projeção paulista ao país norte-americano. Tal boato logo fez com que surgissem críticas à iniciativa paulista, associando o prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL). 

A administração do município, então, tratou de publicar uma explicação sobre a iluminação, e desmentiu a versão que circulava online.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.