Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Vencedores do Emmy Internacional 2015

A Academia de Televisão Americana anunciou a lista dos vencedores do Emmy Internacional deste ano. Esta é uma premiação para a qual concorrem séries, minisséries e programas em geral produzidos em outros países, que não os EUA. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 23 de novembro em evento não televisionado. Disputaram o prêmio produções que se […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 00h03 - Publicado em 24 nov 2015, 11h28
'Engrenages/Spiral' produtores de 'Engrenages/Spiral', ao lado dos apresentadores Tovah Feldshuh (D) e Michael Cudlitz (3º à esquerda) (Foto: Gary Gershoff/WireImage)

Produtores de ‘Engrenages/Spiral’, ao lado dos apresentadores Tovah Feldshuh (D) e Michael Cudlitz (3º à esquerda) (Foto: Gary Gershoff/WireImage)

Anneke von der Lippe (Foto: Cem Ozdel/Anadolu Agency/Getty)

Anneke von der Lippe (Foto: Cem Ozdel/Anadolu Agency/Getty)

A Academia de Televisão Americana anunciou a lista dos vencedores do Emmy Internacional deste ano. Esta é uma premiação para a qual concorrem séries, minisséries e programas em geral produzidos em outros países, que não os EUA. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 23 de novembro em evento não televisionado.

Disputaram o prêmio produções que se inscreveram entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. O grupo de jurados é formado por profissionais de diversos países, que se candidatam à função e são selecionados pela Academia. Ao todo são dez categorias disputadas por dezenove países.

Os prêmios especiais deste ano foram oferecidos ao produtor Julian Fellowes (Downton Abbey) e Richard Plepler, presidente da HBO.

No formato séries e minisséries, a França foi o país com o maior número de prêmios, saindo vencedor nas categorias de Drama e Telefilme/Minissérie. O país também ganhou o Emmy na categoria Programa de Arte.

Desde a criação do Emmy Internacional em 2002, a categoria Série Dramática vem sendo dominada por três países. Ao longo destes quatorze anos a categoria foi dividida entre Inglaterra, com sete Emmy; Dinamarca, com quatro; e França, agora com três prêmios.

A vencedora na categoria neste ano foi Engrenages, que traz o título internacional de Spiral. A quinta temporada da série desbancou a primeira temporada da brasileira Psi, da HBO, e a última temporada da dramédia My Mad Fat Diary, do E4 da Inglaterra.

 

'Doce de Mãe' (E-D) Ana Luiza Azevedo, roteirista, Jorge Furtado, produtor, Fernanda Montenegro, atriz, Nora Goulart, produtora. (Foto: Gary Gershoff/WireImage)

‘Doce de Mãe’ (E-D) Ana Luiza Azevedo, roteirista, Jorge Furtado, produtor, Fernanda Montenegro, atriz, Nora Goulart, produtora. (Foto: Gary Gershoff/WireImage)

Este ano, o Brasil saiu vencedor na categoria Comédia, com Doce de Mãe, da Rede Globo, série que disputou o prêmio com Fais Pas Ci, Fais Pas Ça, comédia familiar francesa que está em sua sétima temporada; e a primeira temporada de Sensitive Skin, remake canadense de série britânica, entre outras produções. O Brasil também levou o prêmio de melhor Novela, por Império.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Brasil perdeu os prêmios de Melhor ator e de Melhor Atriz. Anneke von der Lippe desbancou Fernanda Montenegro (Doce de Mãe) com a norueguesa Øyevitne, que traz o título internacional de Eyewitness. Vale lembrar que Fernanda levou o Emmy em 2013 pelo episódio piloto de Doce de Mãe.

Maarten Heijmans f(Foto: Cem Ozdel/Anadolu Agency/Getty)

Maarten Heijmans f(Foto: Cem Ozdel/Anadolu Agency/Getty)

Emilio de Mello (Psi) perdeu o Emmy para Maarten Heijmas, da Holanda, que concorreu com a minissérie Ramses, produção de 2014 sobre a trajetória do cantor Ramses Shaffy, que iniciou carreira como ator na década de 1950, se consagrando como músico nos anos de 1960 e 1970.

Este é o segundo ano consecutivo que um ator/atriz da Holanda vence o prêmio Emmy; e o primeiro em que um norueguês sai com a estatueta.

Entre as produções internacionais vencedoras do Emmy nas categorias séries e minisséries, apenas Engrenages/Spiral chegou ao Brasil, pelo canal +Globosat.

Confiram aqui a lista dos indicados e abaixo os vencedores nas categorias séries e minisséries:

Série Dramática
Engrenages/Spiral – Canal Plus – França

Série Cômica
Doce de Mãe/Sweet Mother – Globo – Brasil

Telefilme ou Minissérie
Soldat Blanc/White Soldier (Telefilme) – França

Melhor Ator
Maarten Heijmans por Ramses – Holanda

Melhor Atriz
Anneke von der Lippe por Øyevitne/Eyewitness – Noruega

Continua após a publicidade
Publicidade