Clique e assine a partir de 9,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

The Sinking of the Laconia, com Base em História Real

A rede BBC da Inglaterra exibe nos dias 6 e 7 de janeiro a minissérie “The Sinking of Laconia“, produção em dois episódios que retrata um fato ocorrido no dia 12 de setembro de 1942. Durante a 2ª Guerra Mundial, o navio Laconia, partindo do Egito em direção à Inglaterra, foi atingido por um torpedo […]

Por Fernanda Furquim - Atualizado em 31 jul 2020, 13h13 - Publicado em 5 jan 2011, 16h02

A rede BBC da Inglaterra exibe nos dias 6 e 7 de janeiro a minissérie “The Sinking of Laconia“, produção em dois episódios que retrata um fato ocorrido no dia 12 de setembro de 1942.

Durante a 2ª Guerra Mundial, o navio Laconia, partindo do Egito em direção à Inglaterra, foi atingido por um torpedo alemão próximo da costa africana.

A bordo estavam passageiros de diversas nacionalidades, soldados, prisioneiros de guerra e tripulantes. Sem botes salva vidas suficientes, em uma região infestada de tubarões, os náufragos lutam para sobreviver quando são surpreendidos por uma inusitada decisão.

Continua após a publicidade

Apresentando a história para o público de hoje, a minissérie tem como objetivo explorar o lado humano que surgiu da situação, como as relações de amizade que se formoaram, os pequenos atos de heroísmo e o triunfo do espírito humano.

No elenco estão Brian Cox, de “The Take”, Andrew Buchan, de “The Fixer”, Ken Duken, do filme “Bastardos Inglórios”, Matthias Koeberlin, Frederick Lau, Thomas Kretschmann, Lindsay Duncan, de “Roma”, Franka Potente, do filme “Corra, Lola, Corra”, Mathias Koeberlin, Frederick Lau, Thomas Kretschmann, Jakob Matschenz, Nikolai Kinski, entre outros.

A história foi adaptada por Alan Bleasdale. Desde 2004, quando ouviu falar pela primeira vez do naufrágio do Laconia, Bleasdale vinha desenvolvendo um projeto para transformá-lo em minissérie. A produção foi aprovada em 2008, mas as filmagens somente tiveram início em 2009, quando o evento completou 67 anos.

A direção da minissérie é de Uwe Janson, com produção da Talkback Thames Production em associação à Teamworx para os canais BBC2 e ARD, da Alemanha.

Continua após a publicidade

Acompanhe aqui o Calendário de Estreias.

A História Real (cuidado com spoilers):

No dia 12 de setembro de 1942 o navio RMS Laconia foi atingido por um torpedo alemão perto da costa da África. A bordo estavam passageiros de diferentes nacionalidades, sexos e idades, formados por: 463 oficiais e tripulantes; 286 militares britânicos; 103 guardas poloneses; 80 civis, entre homens, mulheres e crianças; e 1793 italianos prisioneiros de guerra.

Continua após a publicidade

Para surpresa de todos, os náufragos são salvos pelo submarino alemão. Tomando uma decisão inédita, que contrariava a conduta dos oficiais nazistas, o comandante do submarino resgatou os sobreviventes. Enviando um pedido de socorro, um avião americano B-24 avistou o submarino. Por ordem de seu comandante, o piloto do avião atacou o submarino, que abandonou os náufragos fugindo do local. Apenas mais tarde as 1104 pessoas foram resgatadas.

Confiram detalhes sobre o caso no site dedicado ao comandante alemão Werner Hartenstein, que morreu seis meses depois do incidente com o Laconia, durante um ataque americano.

Adendo: a produção estreou na Inglaterra com 2.9 milhões de telespectadores.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wzuYNFcicNA?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&feature=related&w=425&h=344%5D

Publicidade