Norte & Sul Estreia no TCM
A minissérie foi o acontecimento televisivo do ano. Exibida em 1985 com seis episódios, “Norte & Sul” é uma adaptação de Douglas Heyes, para a obra de John Jakes, autor de “O Bastardo”, publicada em 1982. Trata-se de uma trilogia, tanto literária quanto televisiva. O sucesso da primeira minissérie levou o canal ABC a exibir […]

A minissérie foi o acontecimento televisivo do ano. Exibida em 1985 com seis episódios, “Norte & Sul” é uma adaptação de Douglas Heyes, para a obra de John Jakes, autor de “O Bastardo”, publicada em 1982.
Trata-se de uma trilogia, tanto literária quanto televisiva. O sucesso da primeira minissérie levou o canal ABC a exibir “Norte e Sul, Livro II”, em 1986, e “Heaven & Hell: North & South, Book III”, de 1994. Das três, lembro-me apenas da Globo exibir as duas primeiras.
Com um custo de cerca de 25 milhões de dólares, a primeira minissérie levou dois anos para ser produzida. Contou com um grande elenco de nomes renomados e outros em ascensão.
Os fãs de Patrick Swayze (The Beast), por exemplo, poderão vê-lo em início de carreira, antes do sucesso de “Dirty Dancing” ou “Ghost” e depois de “Vidas Sem Rumo”.
No elenco Robert Mitchum, Gene Kelly, David Carradine, Kirstie Alley, Lesley Ann-Down, Johnny Cash, Hal Holbrook, Jean Simmons, Morgan Fairchild, Lee Bergere, Jonathan Frankes, Forest Whitaker, Erica Gimbel e até Elizabeth Taylor, como a dona de um bordel.
Situada durante o período pré-Guerra Civil, a história acompanha a relação de amizade entre Orry Main (Swayze) e George Hazard (James Read, de “Jogo Duplo”), seus respectivos amores e laços familiares.
Eles se conheceram quando estudavam em West Point, Academia Militar. Apesar da amizade, eles mantém pontos de vistas e comportamentos opostos, que refletem o momento político da época.
Orryn vem do sul, onde sua família tem uma fazenda de plantação que depende do trabalho escravo, enquanto George, vindo de uma família do ramo industrial, defende as opiniões do norte. A história inicia em 1842 e termina em 1861, quando a Guerra Civil tem início e os dois partem para os campos de batalha sem saber se um dia voltarão a se encontrar.
A segunda minissérie acompanha todo o período da Guerra Civil e a terceira, com apenas três episódios, retrata a época da conquista do oeste e as atividades da Klu Klux Klan.
O canal ainda não confirmou se exibirá as três minisséries na sequência. Caso isso ocorra, os fãs de James Stewart poderão conferir seu último trabalho como ator, na segunda minissérie, que também conta com a participação de Olivia De Havilland. Já na terceira, temos a presença de Kyle Chandler (Friday Nights Light), Robert Wagner (Casal 20) e Peter O’Toole (The Tudors), entre outros.
A busca pelo realismo levou a produção de “Norte & Sul” a sofrer diversos atrasos enfrentando problemas para a realização de diversas cenas, em especial a dos campos de batalha. Na primeira história, os dois amigos lutam juntos na guerra com o México. Acomodar a agenda e as exigências dos artistas renomados, muitos dos quais fizeram apenas uma participação, também foi um problema a ser solucionado.
Produzida pela Warner Bros. Television em associação com a Davi L. Wolper Productions, que também foi responsável por “Pássaros Feridos” e “Raízes”, as duas primeiras minisséries são, muitas vezes, exibidas na sequência com um total de 12 episódios.
“Norte & Sul” estreia hoje, dia 7 de maio, às 14hs.