Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre Terry Becker, ator de ‘Viagem ao Fundo do Mar’

Conhecido pelos fãs de séries clássicas por ter interpretado o Chefe Sharkey na série Viagem ao Fundo do Mar, o ator Terry Becker faleceu no dia 30 de dezembro de 2014, aos 93 anos de idade. A notícia de sua morte somente foi divulgada por sua família no dia 8 de janeiro, quando foi criada uma página de condolências em […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 02h22 - Publicado em 8 jan 2015, 23h22
Becker como o Chefe Sharkey em 'Viagem ao Fundo do Mar' (Foto: ABC/Arquivo)

Becker como o Chefe Sharkey em ‘Viagem ao Fundo do Mar’ (Foto: ABC/Arquivo)

Conhecido pelos fãs de séries clássicas por ter interpretado o Chefe Sharkey na série Viagem ao Fundo do Mar, o ator Terry Becker faleceu no dia 30 de dezembro de 2014, aos 93 anos de idade. A notícia de sua morte somente foi divulgada por sua família no dia 8 de janeiro, quando foi criada uma página de condolências em memória a Becker.

Solomon Becker nasceu no Bronx de Nova Iorque no dia 5 de agosto de 1921. Um professor sugeriu que ele fizesse teatro, como uma forma de não se envolver com as gangues de rua e se manter longe de problemas. Participando de montagens estudantis e de grupos amadores, Becker foi ganhando experiência. Já adulto, ele estudou com Stella Adler e Lee Strasberg.

Ele fez sua estreia na TV na década de 1950, fazendo participações em teleteatros e episódios de séries. Ao longo de sua carreira, ele foi visto em Gunsmoke, Mike Hammer, Cimarron City, Perry Mason, M Squad, Os Intocáveis, Procurado: Vivo ou Morto, Aventura Submarina, Cem Homens Marcados, Bonanza, Combate, Além da Imaginação e Rawhide, entre outros.

Em fevereiro de 1965, o ator Henry Kulky faleceu vítima de ataque cardíaco. Na época, ele interpretava o Chefe Curley Jones na série Viagem ao Fundo do Mar, que estava em sua primeira temporada. Dizem que Irwin Allen, produtor da série, decidiu substituí-lo por um ator mais jovem que tinha feito participação especial em um dos episódios da série. Seu nome era James Doohan. No entanto, ao ser contatado, Doohan disse que já tinha sido sondado por Gene Roddenberry para interpretar o engenheiro Scotty em Jornada nas Estrelas. Assim, Allen se viu forçado a buscar outro ator. Ele encontrou Becker que entrou para o elenco de Viagem ao Fundo do Mar na segunda temporada, ficando até o fim de sua produção.

Becker em 2014 (Foto: Albert L. Ortega/Getty)

Becker em abril de 2014 (Foto: Albert L. Ortega/Getty)

Durante a produção de um dos episódios da série, o diretor percebeu que o roteiro tinha ficado muito curto. Para preencher os minutos que faltavam, ele pediu que Becker e Richard Basehart, intérprete do Almirante Nelson, improvisassem uma cena.

Continua após a publicidade

Segundo Becker em entrevista à revista Filmfax, Basehart gostou tanto da improvisação que eles fizeram que pediu a Allen que colocasse Becker em mais cenas com ele. Assim nasceu a relação de amizade entre os personagens e os atores. Quem assistir aos episódios verá que Nelson e Sharkey são muito mais próximos que Nelson e Crane.

Após o cancelamento de Viagem ao Fundo do Mar, Becker passou a se dedicar à carreira de diretor, a qual ele iniciara quando ainda era estudante. Ele dirigiu várias montagens teatrais e episódios de série, entre elas, The Mod Squad, Room 222, Mash, The Courtship of Eddie’s Father, O Jogo Perigoso do Amor, Missão: Impossível e Anna and the King, entre outros.

Mais tarde, ele se associou ao ator Carroll O’Connor (o Archie de Tudo em Família) e criou The O’Connor-Becker Company (publicações da década de 1970 também se referem à empresa pelo nome de Canran-Becker Productions). Com a empresa, Becker desenvolveu pilotos e produziu séries de TV para a rede CBS. Entre elas, Bronk, com Jack Palace. Depois que a sociedade se desfez, Becker continuou atuando como produtor com a Becker Productions.

Becker era casado com Erlinda Becker, com quem teve dois filhos, Joseph e Anna Becker.

Até o último ano de vida, Becker participou de convenções onde se encontrava com fãs. A última foi em outubro de 2014, que celebrou os cinquenta anos de Viagem ao Fundo do Mar.

Cliquem nas fotos para ampliar. 

(E-D) Becker, Hedison, Allan Hunt e Derrik Lewis, intérpretes de Sharkey, Crane, Riley e O'Brien (1ªT) em 'Viagem ao Fundo do Mar' (Foto: David Hedison)

(E-D) Becker, Hedison, Allan Hunt e Derrik Lewis, intérpretes de Sharkey, Crane, Riley e O’Brien (1ªT) em ‘Viagem ao Fundo do Mar’. Os atores se reuniram em outubro de 2014, durante uma convenção nos EUA que celebrou os 50 anos da série. (Foto: davidhedison.net)

Continua após a publicidade
Publicidade