Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre Robert Kinoshita, criador do Robô de ‘Perdidos no Espaço’

Diretor de arte de diversas séries das décadas de 1950 a 1980, Robert Kinoshita faleceu no dia 9 de dezembro, aos 100 anos de idade. Sua morte somente foi anunciada esta semana pela família. Nascido no dia 24 de fevereiro de 1914, em Los Angeles, Kinoshita se formou em arquitetura antes de iniciar sua carreira […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 02h20 - Publicado em 14 jan 2015, 12h42
Robert Kinoshita (Foto: Variety)

Robert Kinoshita com modelos do Robô de ‘Perdidos no Espaço’ (Foto: Variety)

Diretor de arte de diversas séries das décadas de 1950 a 1980, Robert Kinoshita faleceu no dia 9 de dezembro, aos 100 anos de idade. Sua morte somente foi anunciada esta semana pela família.

Nascido no dia 24 de fevereiro de 1914, em Los Angeles, Kinoshita se formou em arquitetura antes de iniciar sua carreira artística no final da década de 1930, com o filme 100 Homens e uma Menina. Mas sua carreira foi interrompida quando os EUA entraram na 2ª Guerra Mundial. Kinoshita foi forçado a deixar seu emprego e sua casa para viver com a esposa Lilian em um campo no interior do Arizona, para onde os japoneses e seus descendentes que viviam no país eram levados pelo governo americano.

Com a ajuda de amigos, o casal deixou o local e se mudou para o Wisconsin, onde Kinoshita arranjou emprego em uma indústria que fabricava produtos de plástico. Ele retomou sua carreira artística na década de 1950, quando se mudou para Los Angeles e começou a trabalhar no departamento de arte da MGM. Um de seus primeiros filmes foi Planeta Proibido, no qual foi responsável por criar Robby, o Robô.

Na TV, ele trabalhou na equipe do departamento de arte de séries como Men Into Space, Patrulha Rodoviária, Aventura Submarina, Bat Masterson, Havaí 5-0, Kojak, Têmpera de Aço, São Francisco Urgente, Projeto U.F.O., Barnaby Jones, Caixa Alta/Matt Houston e Retrato Falado/Cover Up.

Mas a série pela qual ele é mais lembrado é Perdidos no Espaço. Quando Irwin Allen começou a preparar o piloto da série, ele contratou William Creber como seu diretor de arte. No entanto, quando a CBS aprovou a produção da série, Creber já tinha voltado ao comando do departamento de arte da série Viagem ao Fundo do Mar, também produzida por Allen. Para substituí-lo, o produtor chamou Kinoshita que, além de cuidar dos episódios, ficou responsável por criar o Robô e refazer a arte da nave Júpiter 2.

Kinoshita se afastou da carreira artística no final da década de 1980. O diretor de arte deixa a filha Pat Aoki.

Aqui tem uma entrevista com Kinoshita, que fala sobre seu trabalho.

Com a esposa e a filha nos bastidores da série 'Perdidos no Espaço', ao lado de sua criação, o Robô. (Foto: pythononline)

Com a esposa e a filha nos bastidores da série ‘Perdidos no Espaço’, ao lado de sua criação, o Robô. (Foto: pythononline)

Continua após a publicidade
Publicidade