Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre o ator Booth Colman

Ator convidado em séries produzidas entre as décadas de 1950 e 2000, Booth Colman faleceu no dia 15 de dezembro, aos 91 anos de idade. A informação foi divulgada pelo site oficial do ator e recentemente confirmada pelo Variety e pela Academia de Televisão americana. Nascido no dia 8 de março de 1923, Colman iniciou sua carreira […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h38 - Publicado em 21 dez 2014, 20h09
Colman em 'Missão: Impossível' (Foto: Reprodução)

Colman em ‘Missão: Impossível’ (Foto: Reprodução)

Ator convidado em séries produzidas entre as décadas de 1950 e 2000, Booth Colman faleceu no dia 15 de dezembro, aos 91 anos de idade. A informação foi divulgada pelo site oficial do ator e recentemente confirmada pelo Variety e pela Academia de Televisão americana.

Nascido no dia 8 de março de 1923, Colman iniciou sua carreira artística quando ainda era criança em montagens teatrais e programas radiofônicos. Na faculdade, ele atuou em diversas peças estudantis antes de prestar serviço militar. Após a 2ª Guerra Mundial, Colman foi morar em nova Iorque, onde atuou na Broadway.

Ele se mudou para Hollywood no início da década de 1950, quando ganhou um papel no filme de Howard Hawks, The Big Sky/O Rio da Aventura. Mas foi na TV que o ator se estabeleceu, fazendo participações em telefilmes, teleteatros e séries de TV.

Colman em foto mais recente (Foto: Television Academy)

Colman em foto mais recente (Foto: Television Academy)

Ao longo de sua carreira ele esteve em episódios de Broken Arrow, Dragnet, Man With a Camera, Yancy Derringer, The Californians, Zorro, Cem Homens Marcados, O Homem do Rifle, Impacto/Thriller, Aventura no Paraíso, Rota 66, Rei dos Diamantes, Histórias do Velho Oeste/Death Valley Days, Paladino da Justiça, Cheyenne, Os Intocáveis, 77 Sunset Strip, Quinta Dimensão, Perry Mason, Viagem ao Fundo Mar, Ben Casey, O Fugitivo, A Ilha dos Birutas, James West, Guerra, Sombra e Água Fresca, Bonanza, Os Monkees, Cavalo de Ferro, Jeannie é um Gênio, The F.B.I., Os Guerrilheiros/Garrison’s Gorillas, Judd for Defense, Os Invasores, Alma de Aço/Run For Your Life, Tarzan, Os Audaciosos/Fame is the Name of the Game, Daniel Boone, Marcus Welby, Adam-12, Medical Center, Um Caso de Família/Family Affair, Missão: Impossível, A Noviça Voadora, Mod Squad, O Homem de Virgínia, Smith & Jones, Mannix, Gunsmoke, Meus Três Filhos, Cannon, Barnaby Jones, Kung Fu, Costa Brava/Barbary Coast, Harry O, Os Novos Centuriões/Police Story, Switch, São Francisco Urgente, Gibsville, Demônios do Ar/Baa Baa Black Sheep, Delvecchio, McCloud, Projeto UFO, A Família Walton, A Conquista do Oeste, Quincy, Xerife Lobo, Galactica, Lou Grant, Guerra dos Sexos/Civil Wars, Chicago Hope, Jornada nas Estrelas: Voyager, Air America, Frasier, My Name is Earl, Zack & Cody: Gêmeos em Ação, entre outras.

Continua após a publicidade

Colman como Zaius

Colman como Zaius (Foto: CBS/Arquivo)

Em 1974, Colman interpretou o Dr. Zaius na série Planeta dos Macacos, substituindo o amigo Maurice Evans, que deu vida ao personagem nos dois primeiros filmes produzidos para o cinema.

Ao contrário da franquia cinematográfica, a versão para a TV não teve a mesma receptividade, sendo cancelada com apenas uma temporada de quatorze episódios produzidos. Segundo Colman em entrevistas, a série foi aprovada sem passar pelo episódio piloto para avaliação.

A expectativa do canal era a de que a produção conseguisse capitalizar o sucesso da franquia cinematográfica. No entanto, a versão para a TV não teve um desenvolvimento apropriado. A baixa audiência e a quantidade de outros projetos disponíveis na época fizeram com que o canal decidisse não renová-la. Aqui tem uma entrevista com o ator, que fala sobre seu trabalho em Planeta dos Macacos.

Além de Maurice, Colman também foi um grande amigo do comediante Stan Laurel, da dupla O Gordo e o Magro, a quem visitava com frequência e com quem se correspondeu durante anos

No cinema, Colman esteve em filmes como Norma Rae, O Amor Custa Caro, O Cálice Sagrado, De Volta ao Jardim Secreto e O Homem que não Estava Lá, entre outros.

Cliquem na última foto para ampliar.

Continua após a publicidade

Publicidade