Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

I, Claudius Pode Ganhar Nova Versão

Em 1976, a BBC produziu uma minissérie em 13 episódios com base nos livros “I, Claudius: From the Autobiography of Tiberius Claudius Born 10 B.C. Murdered And Deified A.D. 54″ e “Claudius The God: And His Wife Messalina”, de Robert Graves. A produção se transformou em uma das mais importantes de sua época. Agora a […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 11h40 - Publicado em 10 jun 2011, 17h59

Em 1976, a BBC produziu uma minissérie em 13 episódios com base nos livros “I, Claudius: From the Autobiography of Tiberius Claudius Born 10 B.C. Murdered And Deified A.D. 54″ e “Claudius The God: And His Wife Messalina”, de Robert Graves. A produção se transformou em uma das mais importantes de sua época.

Agora a HBO, em parceria com a BBC2, negocia a compra dos direitos autorais dos livros para produzir uma versão moderna da trama.

Situada na Roma antiga, a história narra a vida do Imperador Tiberius Claudius Drusus Nero Germanicus.

Segundo o site Deadline, os direitos de produção dos livros eram disputados desde 2007. Entre os envolvidos na disputa estavam Jim Sheridan, que detinha os direitos com a inteção de produzir um filme, e Scott Rudin, que teria pago 2 milhões de dólares para produzir sua própria versão, a qual seria estrelada por Leonardo DiCaprio. Sheridan conseguiu contestar os direitos de Rudin e agora estaria negociando com a HBO e a BBC.

Tendo em vista a grandiosidade da história, ele teria percebido que uma minissérie seria mais viável que um filme.  Se produzida, ela ficará a cargo de Jane Tranter e Anne Thomopooulos, ambas da BBC Worldwide Productions, que também eram responsáveis por “Roma”, série da HBO.

Filmada em vídeo, fechada nos cenários de um estúdio, a minissérie da década de 1970 foi adaptada por Jack Pulman, trazendo para a tela a história da civilização romana. Narrada em flashback, a produção entrou para a história da TV inglesa como aquela que ousou ultrapassar os limites ao retratar as loucuras e depravações de uma sociedade, representada por personagens históricos. Dizem que a minissérie trouxe cenas de sexo, nudez e violência com requintes de crueldade, ao menos, para a época.

Continua após a publicidade
Publicidade