Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

History Channel Não Exibirá a Minissérie The Kennedys

Surpreendendo a imprensa, o History Channel decidiu não exibir a minissérie “The Kennedys”, que seria a primeira produção ficcional do canal, conhecido por seus documentários. Considerado um projeto ambicioso, a minissérie apresenta os bastidores das relações familiares e políticas da família Kennedy, centrada nas figuras de John, seu irmão Robert e seu pai Joe. No […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 5 jun 2024, 19h45 - Publicado em 8 jan 2011, 00h48

Surpreendendo a imprensa, o History Channel decidiu não exibir a minissérie “The Kennedys”, que seria a primeira produção ficcional do canal, conhecido por seus documentários.

Considerado um projeto ambicioso, a minissérie apresenta os bastidores das relações familiares e políticas da família Kennedy, centrada nas figuras de John, seu irmão Robert e seu pai Joe. No elenco estão Greg Kinnear (John Kennedy), Katie Holmes (Jacqueline), Barry Pepper (Robert) e Tom Wilkison (Joe Kennedy), entre outros.

A decisão do canal não afeta a exibição internacional de “The Kennedys”. Oferecida no final de 2010 a canais de outros países, a minissérie de oito episódios já teria sido comprada por um canal canadense, que teria agendado sua exibição para o dia 6 de março, segundo o Hollywood Reporter.

Representantes do History Channel explicaram que a decisão de cancelar a exibição em território nacional foi tomada depois que o resultado final foi conferido. O roteiro não teria conseguido ser historicamente fiel aos fatos ocorridos a ponto de satisfazer os padrões de exigência do canal.

Segundo o canal E! “The Kennedys” traz algumas cenas polêmicas. Entre elas, a forma como JFK é retratado como um viciado em sexo, chegando ao ponto de declarar ao seu irmão Robert que ele sente enxaqueca se não fizer sexo com mulheres diferentes com frequência; uma cena em que o pai Joe é visto quebrando um crucifíxo; e a sugestão de que a construção do Muro de Berlim teria sido uma ideia de JFK.

Continua após a publicidade

Este cancelamento levou a imprensa americana a questionar seus verdadeiros motivos. Desde 2009, quando o projeto foi anunciado, políticos de esquerda e historiadores vinham criticando a decisão do canal de produzir uma história ficcional sobre a vida dos Kennedys. Uma das principais críticas foi a escolha do conservador Joel Surnow (24 Horas) como produtor do projeto, que teve direção de Jon Cassar.

Para piorar a situação, a primeira versão do roteiro, escrito por Stephen Kronish, vazou em fevereiro de 2010. Sendo avaliado por jornalistas do New York Times, eles apontaram vários erros históricos.  Garantindo que o roteiro seria revisado por historiadores, o canal deu continuidade ao projeto.

O motivo alegado pelo canal para cancelar sua exibição não convenceu uma parte da imprensa americana, visto que o resultado final reflete o roteiro aprovado pelo History Channel. Segundo o Variety, especula-se que o canal tenha sofrido pressões por parte das empresas associadas a ele, como a Disney, a Hearst e a NBC Universal, para engavetar a produção.

Continua após a publicidade

Produzida pela Asylum Entertainment e Muse Entertainment, existe a possibilidade da minissérie ser oferecida a outro canal americano, como ocorreu com “The Reagans”. A produção de 2003 para a CBS, cujo roteiro também vazou antes de sua exibição, levou conservadores a criticar a forma como o governo Reagan era retratado, em especial sua postura com relação às vítimas do vírus da AIDS. Ameaçada de boicote por parte dos anunciantes, a CBS cancelou a exibição da minissérie, que foi parar no canal a cabo Showtime. Posteriormente, foi lançada em DVD e vendida ao mercado internacional. No Brasil, foi exibida pelo GNT.

Ao anunciar o cancelamento de “The Reagans”, o canal informou que “ao avaliar o resultado final, verificou-se que ele não apresenta um retrato equilibrado da era Reagan para atender a CBS e seu público”. As críticas também levaram o roteiro de “The Reagans” a passar por uma revisão antes de ser aprovado e produzido, tal qual ocorreu com “The Kennedys”.

Abaixo, o trailer de “The Kennedys”:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HGf8pWpZ35k?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&feature=player_embedded&w=425&h=344%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.