Clique e assine a partir de 9,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Globo estreia versão estendida de ‘Xingu’

Depois de passar pelo cinema, Xingu chega na TV em versão estendida com quatro episódios. A minissérie estreia esta noite pela Rede Globo, por volta das 23h48. Os demais episódios serão exibidos ao longo da semana. Em 1944, os irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) se alistam na Expedição […]

Por Fernanda Furquim - Atualizado em 1 dez 2016, 17h31 - Publicado em 25 dez 2012, 17h43

Depois de passar pelo cinema, Xingu chega na TV em versão estendida com quatro episódios. A minissérie estreia esta noite pela Rede Globo, por volta das 23h48. Os demais episódios serão exibidos ao longo da semana.

Em 1944, os irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) se alistam na Expedição Roncador-Xingu, com a qual entram em contato com diversos povos indígenas brasileiros, entre eles os Xavantes e os Kalapalos.

Registrando a aventura em um diário, batizado com o nome de A Marcha para o Oeste, os irmãos descobrem as dificuldades pelas quais os índios passam, a riqueza de sua cultura e de seus costumes. Logo eles fazem amizade com o chefe Izarari, mas os irmãos descobrem que são responsáveis pelo surto de gripe que dizima quase toda a aldeia.

Determinados a preservar a cultura indígena, eles lutam para criar uma reserva. O projeto é apresentado ao governo em 1952, mas apenas em 1961 o parque nacional Xingu se torna uma realidade.

Continua após a publicidade

Narrada pela perspectiva do diário, a produção também traz no elenco Maiarim Kaiabi (Prepori), Awakari Tumã Kaiabi (Pionim), Adana Kambeba (Kaiulu), Tapaié Waurá (Izaquiri), Totomai Yawalapiti (Guerreiro Kalapalo), Maria Flor (Marina), Augusto Madeira (Noel Nutels) e Fábio Lago (Bamburra).

O projeto do filme surgiu quando Noel Villas Bôas decidiu levar a história de seu pai Orlando e de seus tios para o cinema. Com produção da O2 e Globo Filmes, direção de Caio Hamburger (Filhos do Carnaval) e roteiro de Hamburger, Anna Muylaert e Elena Soárez, Xingu foi filmado entre julho e novembro em 2010.

Em 2012, a produção foi lançada nos cinemas em versão compacta de 103 minutos de duração. A versão para a TV estreia pelo núcleo de Guel Arraes trazendo novas cenas, narração e edição.

Cliquem na foto para ampliar. Abaixo, trailer do filme.

Continua após a publicidade

Publicidade