Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

EUA: ‘Korg’ sai em DVD

Esta é do fundo do baú! Em 1974 a Hanna-Barbera (a mesma de Os Flintstones) produziu a série Korg e o Mundo Misterioso/Korg: 70.000 B.C. Criada por Fred Freiberger, um dos produtores de Jornada nas Estrelas, a série era voltada para o público infanto-juvenil, com o objetivo de ensinar sobre a vida do homem de […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h11 - Publicado em 17 dez 2012, 09h47

Esta é do fundo do baú! Em 1974 a Hanna-Barbera (a mesma de Os Flintstones) produziu a série Korg e o Mundo Misterioso/Korg: 70.000 B.C. Criada por Fred Freiberger, um dos produtores de Jornada nas Estrelas, a série era voltada para o público infanto-juvenil, com o objetivo de ensinar sobre a vida do homem de neandertal. Korg era exibida nas manhãs de sábado pela ABC. No Brasil, foi apresentada pela Rede Globo.

Com base em pesquisas realizadas em parceria com o Museu Americano de História Natural e o Museu de História Natural de Los Angeles, a série acompanhava a vida de uma família no período pré-histórico.

O clã é formado por Korg (Jim Malinda) e sua companheira Mara (Naomi Pollack), pais de Tane (Christopher Man), Ree (Janelle Pransky) e Tor (Charles Morteo). A família também é composta por Bok (Bill Ewing), irmão mais novo de Korg. Enfrentando ataques de animais selvagens, bem como de tribos hostis, em sua busca incessante por alimento, o clã descobre o fogo e a importância da união.

Com poucos diálogos, a série era narrada por Burgess Meredith, que ficou conhecido pelos fãs de séries como o Pingüim de BatmanKorg teve um total de dezesseis episódios de meia-hora de duração.

Os títulos são: Magic Claws, The Guide, Exile, Eclipse, Trapped, Story of Lumi, Moving Rock, Beach People, Running Fight, The Ancient One, Tor’s First Hunt, The Hill People, The River, The Web, Picture Maker e Ree & the Wolf.

A série traz uma vida quase idílica na qual os personagens raramente apelam para a violência, demonstrando se preocupar constantemente com o próximo.

Continua após a publicidade

Korg não conseguiu se estabelecer na TV, mas ganhou uma linha de produtos agregados com lancheiras, jogos de caixa e uma versão em HQ entre 1975 e 1976, que teve um total de nove edições. Na HQ os personagens falam normalmente e recebem a visita de seres do espaço.

A série estreou no mesmo ano que outras produções pré-históricas, como O Elo Perdido, a mais popular, e Vale dos Dinossauros, série animada também produzida pela Hanna-Barbera. Nestas duas, a história narrava as aventuras de uma família dos dias atuais que se vê perdida no período do homem das cavernas.

Em dezembro do mesmo ano, após o cancelamento de Korg, a rede ABC exibiu o telefilme The Tribe, de Richard A. Colla, que apresenta a mesma proposta da série, a qual também foi melhor explorada pelo filme A Guerra do Fogo, lançado nos cinemas em 1981.

Agora a Warner decidiu lançar a série completa em DVD, oferecendo-a pelo sistema MOD (fabricado sob encomenda), em discos DVD-R, tal qual foi feito com TarzanO Homem do Fundo do Mar e A Garota da UNCLE. Por enquanto, a Warner oferece o produto apenas para o mercado americano.

Cliquem na foto para ampliar. 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BdB136EFcg4&w=620&h=330%5D

______________
Atenção: entre os dias 8 e 20 de dezembro estarei em férias. O blog continuará a ser atualizado diariamente, mas de forma mais lenta.

Continua após a publicidade
Publicidade