Clique e assine a partir de 9,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Canal Viva estreia bloco de séries clássicas

A partir do dia 1º de maio, às 21h30, os fãs de séries antigas terão uma nova opção na TV a cabo. O canal Viva estreia o bloco Clássicos em Série, no qual pretende exibir produções internacionais que fizeram sucesso na Rede Globo nas décadas de 1970 e 1980. O canal ainda não divulgou quais […]

Por Fernanda Furquim - Atualizado em 18 Feb 2017, 16h36 - Publicado em 23 Apr 2012, 17h10

Dallas

A partir do dia 1º de maio, às 21h30, os fãs de séries antigas terão uma nova opção na TV a cabo. O canal Viva estreia o bloco Clássicos em Série, no qual pretende exibir produções internacionais que fizeram sucesso na Rede Globo nas décadas de 1970 e 1980.

O canal ainda não divulgou quais produções pretende reprisar no futuro. Por enquanto, apenas duas séries foram programadas: Dallas e Twin Peaks (embora ela seja da década de 1990).

A escolha de Dallas é obviamente para abocanhar a divulgação que será gerada com a estreia da nova versão da série no canal Warner em junho.

Continua após a publicidade

Criada por David Jacobs, a produção foi exibida nos EUA pela CBS entre 1978 e 1991. Na época, ela era considerada uma novela noturna, por apresentar uma história contínua com base em reviravoltas ‘rocambolescas’ para gerar audiência. Seu sucesso a transformou em um marco, vindo a influenciar a programação seriada americana, que até hoje produz séries-novelas.

A história retrata a vida da família Ewing, que fez sua fortuna no ramo do petróleo. Traições, divórcios, luta pelo poder, crimes, prisões e até morto ‘que volta à vida’ (Bobby Ewing) fizeram parte da trama. Dallas inicia com a introdução da rixa que existe entre as famílias Ewing e Barnes, as quais se unem quando Bobby Ewing (Patrick Duffy), um dos filhos do patriarca Jock Ewing (Jim Davis), decide se casar com Pamela Barnes (Victoria Principal), gerando um sentimento de insatisfação entre os demais membros de ambas as famílias. Em especial, J.R. (Larry Hagman), irmão de Bobby, e Cliff Barnes (Ken Kercheval), irmão de Pamela. Cliff acusa os Ewing de trapacear nos negócios, o que teria levado os Barnes à falência.

Dallas teve um total de 357 episódios produzidos em treze temporadas. Na verdade, foram quatorze temporadas, visto que a série estreou na midseason de 1978 e retornou com a segunda temporada em setembro do mesmo ano. Posteriormente, para as reprises, os cinco episódios da primeira temporada foram incorporados à segunda. O lançamento em DVD respeitou a contagem original.

Pelo que me recordo, a série estreou na Globo em meados de 1980 e ficou na emissora até 1988, migrando para a Bandeirantes em 1989. Este canal a exibiu até dezembro de 1990, tirando-a do ar quando Orlando Prado, dublador do JR, sofreu um derrame. Visto que ele não conseguiu se recuperar rapidamente, a Bandeirantes decidiu substituí-lo por Orlando Valério, que dublou o personagem nas duas últimas temporadas, exibidas a partir de 1991. Prado viria a falecer em 1999. Mais informações sobre as duas versões de Dallas aqui.

Continua após a publicidade

Twin Peaks

Twin Peaks também era uma novela. Criada por David Lynch e Mark Frost, a produção foi um marco na TV americana por definir o ponto de transformação pela qual os seriados americanos passariam ao longo da década de 1990, até chegar nos dias de hoje. Brincando com os elementos que compõem uma novela de sucesso e mesclando-os com a estética cinematográfica, Lynch e Frost criaram um drama que, apesar de ter durado apenas duas temporadas, se transformou em um clássico.

A história tem início quando é encontrado o corpo de Laura Palmer (Sheryl Lee), uma jovem estudante popular entre os amigos do colégio e os moradores da cidade, mas que mantinha diversos segredos.  As características de sua morte levam o agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) a assumir a investigação do caso, mantendo uma parceria com o Xerife Truman (Michael Ontkean). Há tempos que Cooper caça um assassino em série e Laura pode ter sido mais uma de suas vítimas. A partir das investigações da dupla, abre-se para o público diferentes histórias vividas pelos habitantes da cidade, todas, de alguma forma, interligadas às investigações da morte de Laura. Mais informações sobre a produção e meus comentários sobre a série aqui.

Com 30 episódios produzidos entre 1990 e 1991, pela ABC, Twin Peaks chegou ao Brasil em meados de 1991. Em 1992, Lynch e Frost produziram o filme Fire Walk with Me, que narra os últimos dias de Laura Palmer.

Continua após a publicidade

Em sua primeira exibição, a Globo fez a palhaçada de editar cenas e suprimir tramas paralelas para acelerar a revelação de quem era o responsável pela morte de Laura. Pela Globo, o episódio foi exibido com pouco mais de 30 minutos de duração. Inicialmente, o canal não tinha a intenção de exibir os episódios restantes da segunda temporada, mas teria voltado em sua decisão depois das reclamações que recebeu.

Segundo a assessoria do canal, as duas séries serão exibidas em sua versão dublada em português, sem opção de áudio/legenda. Para quem não tem TV a cabo, ou o canal Viva, as duas séries já foram lançadas em DVD no Brasil.

Adendo (15/05/2012): Na primeira quinzena de maio, o canal Viva passou a oferecer a opção de áudio com legendas para as duas séries. A escolha está disponível para assinantes das operadoras Claro TV, Sky e Net das cicades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis.

Cliquem nas fotos para ampliar. 
Publicidade