Clique e assine a partir de 9,90/mês
Tela Plana Por Blog Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

Pabllo Vittar, Faustão e o dilema do pronome adequado

O apresentador do 'Domingão do Faustão' chamou a cantora diversas vezes por pronomes masculinos, provocando celeuma nas redes

Por Eduardo F. Filho - Atualizado em 17 fev 2020, 11h44 - Publicado em 17 fev 2020, 11h20

Pabllo Vittar participou neste domingo, 16, do programa Domingão do Faustão, onde apresentou os hits Vai Passar Mal e Amor de Que, canções-chicletes que tomaram as ruas neste Carnaval. Na folia dos pronomes, quem derrapou foi Faustão, que chamou Pabllo inúmeras vezes pelo masculino “ele”. O ato falho se transformou em barulho nas redes. No palco, Pabllo se mostrou acostumada: não corrigiu o apresentador, muito pelo contrário. Em cima do salto, foi simpática, falou sobre os preconceitos vividos ao longo da carreira e prestou uma homenagem à mãe. A problematização das redes, porém, tem lá sua razão.

A cantora já disse em entrevistas que, quando está montada, prefere ser chamada pelos pronomes femininos. Faustão, aliás, fez a lição de casa em dezembro, quando entregou o troféu de melhores do ano para a atriz trans Glamour Garcia na categoria de revelação: na ocasião, só o “ela” foi usado.

Ao que tudo indica, Pabllo é uma figura que causa confusão na cabeça do apresentador — vale lembrar que, em 2017, ele errou o nome dela diversas vezes, a chamando de Pabllo “Villar”. Quando a cantora entrou no palco, neste domingo, Faustão se preparou para recepcionar um convidado homem, com a mão devidamente estendida. Pabllo, pronta para a tal falta de jeito do global, ignorou o aperto do mão e pulou direto para um caloroso abraço.

Contudo, os críticos das redes podem respirar e dar uma pausa na militância. Faustão há tempos aceita em seu palco artistas trans e drags, dando voz à questões atuais e urgentes, como a violência e o preconceito contra a comunidade LGBT. Não vai doer, porém, o uso do pronome feminino da próxima vez que Pabllo passar com sua cabeleira e rebolado pelo tradicional programa da família brasileira.

Publicidade