Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Disney+ traz ao Brasil alerta sobre conteúdo racista antes de clássicos

Mensagem sobre estereótipos preconceituosos aparece antes da exibição de filmes como ‘Dumbo’ e ‘Peter Pan’

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 nov 2020, 16h17 - Publicado em 18 nov 2020, 16h14

Ao disponibilizar no ano passado seu amplo conteúdo de filmes clássicos na plataforma Disney+, a empresa americana sofreu críticas por cenas de teor preconceituoso com negros e indígenas. Em vez de editá-los, a Disney preferiu, recentemente, adicionar antes da exibição do longa uma mensagem avisando sobre o conteúdo. A mesma prática foi repetida no Brasil, que recebeu nesta terça-feira a plataforma de streaming no país.

O anúncio aparece por poucos segundos e diz: “Este programa inclui representações negativas e/ou maus tratos de pessoas ou culturas. Estes estereótipos eram incorretos na época e continuam sendo incorretos hoje em dia. Em vez de remover esses conteúdos, queremos reconhecer o impacto nocivo que eles tiveram, aprender com a situação, e despertar conversas para promover um futuro mais inclusivo juntos”.

A mensagem aparece antes dos filmes Dumbo (1941), Peter Pan (1953), Aristogatas (1970), A Dama e o Vagabundo (1955) e A Cidadela dos Robinsons (1960). O aviso ainda indica que o público acesse o site Stories Matter, que traz explicações sobre as razões de cada filme ter recebido a mensagem de alerta.

+ Leia também: Para além de E o Vento Levou, outros filmes acusados de racismo

Peter Pan, por exemplo, apresenta nativos americanos de forma estereotipada, e os chama constantemente de “peles vermelhas”, um termo pejorativo. Em Dumbo, um grupo de Corvos encarna uma visão estereotipada da comunidade negra — um deles se chama Jim Crow, nome das leis de segregação racial que vigoraram nos Estados Unidos até os anos 1960. Já Aristogatas e A Cidadela dos Robinsons trazem representações preconceituosas de asiáticos.

A ação segue uma tendência também abraçada pela HBO antes da exibição de …E o Vento Levou (1939), acusado de racismo ao apresentar escravos ingênuos e felizes com a condição da escravidão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.