Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

Tatuagem, do Taiti para o mundo

O homem da imagem ao lado, o capitão inglês James Cook (1728-1779), entrou para a história como o navegador ocidental que botou a Oceania definitivamente no mapa, tornando-se, segundo os registros oficiais, o primeiro a pisar na costa oriental da Austrália e em diversas ilhas polinésias. De lá ele trouxe uma palavra que estava destinada […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 03h02 - Publicado em 23 set 2014, 13h05

Captain James Cook (1728-1779) *oil on canvas *127 x 101.6 cm *1775-1776O homem da imagem ao lado, o capitão inglês James Cook (1728-1779), entrou para a história como o navegador ocidental que botou a Oceania definitivamente no mapa, tornando-se, segundo os registros oficiais, o primeiro a pisar na costa oriental da Austrália e em diversas ilhas polinésias. De lá ele trouxe uma palavra que estava destinada a ganhar o mundo: tatuagem.

Na verdade, o que Cook relatou em seus influentes escritos foi o contato com um termo taitiano, tatau, que significava “desenho pigmentado na pele”. O etimologista brasileiro Antenor Nascentes explica assim o processo: “Eles (os taitianos) picam a pele com um osso pontudo e derramam nestas picadas uma tinta azul que chamam tat-tow”.

A palavra deixou sua marca impressa na língua inglesa como tattoo, substantivo e verbo. A prática logo caiu no gosto dos marinheiros, e do inglês o termo chegou, ainda nos últimos anos do século XVIII, ao francês tatouer, verbo a partir do qual se formou o substantivo tatouage.

É provável que no caso do português, que entrou nessa história com atraso, a fonte imediata tenha sido o francês, pois “tatuagem” estreou em nossos dicionários oito anos antes do verbo tatuar – ambos na última década do século XIX, segundo a datação do Houaiss.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.