Por que dizemos ‘custam caro’ em vez de ‘custam caros’?
“Li numa revista de prestígio, do tipo (cada vez mais raro) que trata a língua portuguesa com respeito, a seguinte frase: ‘Boas escolas custam caro’. Sei que a frase é considerada correta, mas sempre me atrapalhei com isso. Se as escolas são caras, no feminino e no plural, por que dizemos que custam caro, no […]
“Li numa revista de prestígio, do tipo (cada vez mais raro) que trata a língua portuguesa com respeito, a seguinte frase: ‘Boas escolas custam caro’. Sei que a frase é considerada correta, mas sempre me atrapalhei com isso. Se as escolas são caras, no feminino e no plural, por que dizemos que custam caro, no masculino e no singular? Que concordância é essa?” (Luiz Accioly)
Na frase trazida ao consultório por Accioly, a palavra caro não é um adjetivo que concorde com o substantivo escolas, mas um advérbio que modifica o verbo custar – e portanto é invariável.
Se a frase fosse, por exemplo, “boas escolas são caras”, teríamos um adjetivo, com todas as flexões correspondentes. Ocorre que caro se liga a custar do mesmo modo que o advérbio alto se liga a falar (“eles falam alto” e não “eles falam altos”), feio ao verbo brigar (“aqueles dois brigaram feio” e não “aqueles dois brigaram feios”) e direto aos verbos passar ou ir (“todos os meus alunos passaram direto” e “os carros foram direto para a oficina”, e não “todos os meus alunos passaram diretos” ou “os carros foram diretos para a oficina”).
Em todos esses casos, temos a forma mais curta do advérbio, sem o sufixo mente que deixaria mais explícita a ligação da palavra com o verbo. Trata-se da mesma forma assumida pelo adjetivo, o que explica a confusão de Accioly.
*
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Mendonça pede informações ao governo Lula sobre indicação de mulher negra ao STF
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula







