Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O que as luvas ($) têm a ver com as… luvas?

luvas

“Minha curiosidade é sobre a palavra ‘luvas’ no sentido financeiro, como por exemplo a quantia que o clube paga a um jogador de futebol por ocasião da assinatura do contrato. Tem algo a ver com luvas propriamente ditas ou a origem é outra?” (Otávio Marques)

A acepção de luvas (neste caso, sempre no plural) que Otávio cita é, sim, um desdobramento semântico da velha luva, “peça do vestuário que serve para cobrir as mãos” – uma palavra do século XIII que o português foi buscar no gótico lôfa, “palma da mão”.

Tal expansão semântica parece ter se dado por metonímia – as luvas tornando-se símbolos de presentes em geral – e também por eufemismo, para suavizar a dureza de contratos comerciais.

Trata-se de acepção antiga, segundo o pesquisador Luís da Câmara Cascudo. “Na primeira metade do século XVI diziam luvas os presentes de noivado, permutados inicialmente”, escreve ele, anotando que o espanhol tinha na mesma época a expressão para los guantes, “disfarce amável de gorjeta”.

O Houaiss registra quatro acepções, correlatas mas não idênticas, em que “luvas” tem sentido pecuniário: “1. quantia acima do preço que o locador cobra do locatário na assinatura do contrato de locação (…); 2. valor do aviamento (ponto, clientela etc.) que se acrescenta ao preço de balanço na venda ou transferência de estabelecimento mercantil ou industrial; 3. recompensa recebida por quem presta um serviço a ou facilita certo negócio de outrem; 4. dinheiro recebido por um jogador na assinatura de novo contrato”.

Segundo o lexicógrafo, as duas primeiras acepções são exclusivas do português brasileiro e se referem a operações informais, sem amparo na lei.

*

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br (favor escrever “Consultório” no campo de assunto).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s