Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Sobre Palavras Por Sérgio Rodrigues Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

O duodécimo e o duodécuplo

“Tenho um amigo que acaba de fazer, pela décima segunda vez, o Caminho de Santiago de Compostela, a mais tradicional rota de peregrinação deste planeta. Tenho tratado este amigo, nas nossas trocas de e-mails, por ‘Duodécimo Peregrino’. Está correta esta expressão (duodécimo) para indicar algo feito pela décima segunda vez? Haveria outra forma mais adequada […]

Por Sérgio Rodrigues Atualizado em 31 jul 2020, 10h50 - Publicado em 8 set 2011, 17h28

“Tenho um amigo que acaba de fazer, pela décima segunda vez, o Caminho de Santiago de Compostela, a mais tradicional rota de peregrinação deste planeta. Tenho tratado este amigo, nas nossas trocas de e-mails, por ‘Duodécimo Peregrino’. Está correta esta expressão (duodécimo) para indicar algo feito pela décima segunda vez? Haveria outra forma mais adequada ou correta de tratamento, no caso? Cordiais saudações.” (Marcos Rocha)

A dúvida de Marcos Rocha é curiosa. O fato de parecer um tanto fora de moda só valoriza sua ideia de encontrar um apelido erudito para seu amigo, em vez de chamá-lo simplesmente de algo como “Dozão”. É também uma boa oportunidade de dar uma espiada no complicado reino dos numerais.

Bem, “Duodécimo Peregrino” pode até servir, com boa vontade e já que se trata de uma brincadeira, para designar quem foi doze vezes peregrino. A rigor, porém, não é um epíteto adequado. Como numeral ordinal, aquele que designa uma posição numa sequência numérica, a palavra duodécimo, do latim duodecimus, indica o que vem em décimo segundo lugar e não o que se repete doze vezes. Se o tal peregrino fosse o 12º amigo de Rocha a percorrer o caminho de Santiago de Compostela, o nome estaria perfeito.

(Vale lembrar que, como numeral fracionário, duodécimo significa também cada uma das partes de um todo dividido por doze. O que, no caso em questão, só piora as coisas: divide em vez de multiplicar.)

Qual seria, então, a palavra mais indicada? Rocha pode escolher entre duas, uma mais rara que a outra: duodecúplice (“multiplicado por 12”) ou duodécuplo (“que contém 12 vezes a mesma unidade”). Duodécuplo Peregrino, que tal?

*

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Toda quinta-feira o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br
Continua após a publicidade
Publicidade