Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.
Sobre Palavras Por Sérgio Rodrigues Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

Está errado chamar esse troféu de Copa?

Por Sérgio Rodrigues - Atualizado em 12 fev 2017, 14h19 - Publicado em 5 jun 2014, 14h06

troféu copa fifa

“Caríssimo Sérgio, um conhecido meu disse que é errado chamar o Mundial de Copa do Mundo, porque o troféu da Fifa um dia foi uma ‘copa’, mas não é mais. Faz sentido ou o cara viajou?” (Marcelo Chaves)

O conhecido de Marcelo partiu de uma informação correta para chegar a uma conclusão equivocada. O que o induz ao erro é o apego excessivo ao significado original de copa (“vaso, taça”), como se cada palavra só pudesse ter um sentido – e este, ainda por cima, fosse fixo no tempo.

Palavra oriunda do latim cupa ou cuppa, copa é parente de copo e cuba no vocabulário do português – e também de cup (inglês) e coppa (italiano), para citar apenas dois de seus primos estrangeiros.

Ao pé da letra, um troféu esportivo só deveria ser chamado de copa se tivesse no alto uma forma côncava de taça. Ocorre que implicar com isso é absurdo. Nenhuma língua viva é estática, e faz tempo que os sentidos do vocábulo copa se expandiram.

Publicidade

De um lado, por analogia, a palavra virou sinônimo de troféu, seja de que forma for – o mesmo se deu com o vocábulo taça, aliás. O troféu que a Fifa mandou fazer para substituir a velha Jules Rimet, aquela sim uma copa na acepção original do termo, pode ser chamado de taça ou copa sem susto, embora seja encimado por um globo maciço.

Do outro lado, por metonímia, a palavra passou a nomear também o evento esportivo em que tal troféu é disputado, com o sentido estrito de competição em que as partidas são eliminatórias.

*

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br

Publicidade