Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Está errado chamar esse troféu de Copa?

troféu copa fifa

“Caríssimo Sérgio, um conhecido meu disse que é errado chamar o Mundial de Copa do Mundo, porque o troféu da Fifa um dia foi uma ‘copa’, mas não é mais. Faz sentido ou o cara viajou?” (Marcelo Chaves)

O conhecido de Marcelo partiu de uma informação correta para chegar a uma conclusão equivocada. O que o induz ao erro é o apego excessivo ao significado original de copa (“vaso, taça”), como se cada palavra só pudesse ter um sentido – e este, ainda por cima, fosse fixo no tempo.

Palavra oriunda do latim cupa ou cuppa, copa é parente de copo e cuba no vocabulário do português – e também de cup (inglês) e coppa (italiano), para citar apenas dois de seus primos estrangeiros.

Ao pé da letra, um troféu esportivo só deveria ser chamado de copa se tivesse no alto uma forma côncava de taça. Ocorre que implicar com isso é absurdo. Nenhuma língua viva é estática, e faz tempo que os sentidos do vocábulo copa se expandiram.

De um lado, por analogia, a palavra virou sinônimo de troféu, seja de que forma for – o mesmo se deu com o vocábulo taça, aliás. O troféu que a Fifa mandou fazer para substituir a velha Jules Rimet, aquela sim uma copa na acepção original do termo, pode ser chamado de taça ou copa sem susto, embora seja encimado por um globo maciço.

Do outro lado, por metonímia, a palavra passou a nomear também o evento esportivo em que tal troféu é disputado, com o sentido estrito de competição em que as partidas são eliminatórias.

*

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    TÚLIO PEREIRA

    Como chama o que se disputa? é um torneiro de futebol, um campeonato com times do mundo, daí o formato do troféu não importa…para mim é um troféu e nada mais. Taça, copa são formas carinhosas de ser chamado o troféu. OU NÃO?
    Não. Não há carinho nisso, só uma extensão semântica simples.

    Curtir

  2. Comentado por:

    pascal

    Masturbaçao de quem nao tem o que fazer .

    Curtir

  3. Comentado por:

    Davi

    É por isso que estamos nos desfazendo como sociedade, nada mais é definido, preto não é bem preto, branco não é branco.. e assim vamos. Taça não é bem taça agora tem um sentido mais amplo.. Pra mim taça é taça e troféu é troféu. Nosso vocabulário é um dos mais ricos do planeta pra designar torneios, campeonato etc. Não precisamos de mais palavras para designar a mesma coisa. O cara ta certo isso não pode mais ser chamado de Copa do Mundo, dê qualquer outro titulo porquê esse não cabe mais.!
    Davi, você tem o direito de se revoltar contra a linguagem se quiser (perde tempo, em minha opinião), desde que direcione o foco para a humanidade inteira. O Brasil não é nada original ao tomar copa e taça como sinônimos de troféu.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Hildo Evaristo

    Sim. O certo: COPA DA ROUBALHEIRA

    Curtir

  5. Comentado por:

    juan pereira santos

    E falando de Copa do mundo, ai vai mais uma, e de boa! De acordo com a prefeitura, oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) impediram que Marcio Lacerda PSB(Prefeito de BH) e o filho recepcionassem a seleção chilena ao pé da escada da aeronave com a justificativa de que isso “atrasaria o desembarque”. A FAB informou que Lacerda “já estava informado de que receberia a delegação chilena com as demais autoridades brasileiras na sala vip do aeroporto”. “O protocolo seguiu estritamente as normas do cerimonial da Fifa, É assim que devemos tratar os nosso Políticos ( Cumprindo o que está escrito). KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Paulo Cardoso

    nao concordo, se notarem bem eh uma taça estilizada que tem no seu interior o globo representando todos os países.

    Curtir