De bermuda nas Bermudas
Compartilhe essa matéria: Link copiado! Embora pareça ter sido feita sob medida para o verão brasileiro, a peça de vestuário conhecida como bermuda – ou bermudas – deve seu nome às ilhas Bermudas (em inglês, mais conhecidas como Bermuda, no singular). Trata-se de um pequeno território britânico localizado no Atlântico Norte, a cerca de mil […]
Embora pareça ter sido feita sob medida para o verão brasileiro, a peça de vestuário conhecida como bermuda – ou bermudas – deve seu nome às ilhas Bermudas (em inglês, mais conhecidas como Bermuda, no singular). Trata-se de um pequeno território britânico localizado no Atlântico Norte, a cerca de mil quilômetros da costa dos Estados Unidos, num dos vértices do famoso Triângulo das Bermudas. As ilhas, por sua vez, receberam tal nome por terem sido descobertas (em 1505) pelo navegador espanhol Juan de Bermúdez.
Consta que calças velhas cortadas na altura dos joelhos eram os trajes típicos das turistas americanas que visitavam as Bermudas no século passado. Alguns atribuem o sucesso desses calções a uma lei ou costume local que proibia as mulheres de exibir mesmo uns poucos centímetros das coxas.
Segundo o dicionário etimológico de Douglas Harper, o primeiro registro escrito da expressão Bermuda shorts apareceu no romance The long goodbye (“O longo adeus”), do escritor policial Raymond Chandler, em 1953.
Registre-se como curiosidade que o Houaiss, mesmo reconhecendo que importamos a palavra do inglês americano, situa sua chegada ao português em 1951, dois anos antes da publicação do romance de Chandler. Ou seja: um dos dois dicionários está errado.
A ‘ficha caiu’ para Trump sobre o petróleo da Venezuela
Com Maduro no poder, Venezuela enviou ouro no valor de US$ 5,2 bilhões à Suíça
Trump diz que derrota republicana nas eleições de meio de mandato pode levar a impeachment
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump tira de Lula o título de padroeiro da ditadura venezuelana







