Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Sobre Palavras Por Sérgio Rodrigues Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

A seta que aponta é a mesma que espeta

A flecha (do francês flèche) que aponta é a mesma que espeta. A seta (do latim sagitta) que orienta é a mesma que espicaça. Poucas vezes essa ambivalência terá tido ilustração mais eloquente – e engraçada – do que no vídeo abaixo. A cena não é nova – ocorreu em março – e talvez já […]

Por Sérgio Rodrigues Atualizado em 31 jul 2020, 08h06 - Publicado em 19 ago 2012, 10h00

A flecha (do francês flèche) que aponta é a mesma que espeta. A seta (do latim sagitta) que orienta é a mesma que espicaça. Poucas vezes essa ambivalência terá tido ilustração mais eloquente – e engraçada – do que no vídeo abaixo.

A cena não é nova – ocorreu em março – e talvez já seja conhecida por quem acompanha de perto as notícias do futebol internacional. Pouco importa: pura poesia visual, o que temos aqui é um momento eterno.

Seria difícil fabricar com palavras algo mais espirituoso e criativo do que esse curto vídeo de uma partida de futebol de uma liga regional da Alemanha. Que sirvam as palavras, então, para contextualizar a cena das setas coloridas que se movem pela arquibancada, mostrando o caminho do gol, como se dissessem: “Por aqui, rapazes!”. São carregadas por torcedores insatisfeitos do Magdeburg, um time cujas jornadas gloriosas ficaram no passado distante: em 1974, sagrou-se campeão da Copa dos Campeões da Uefa, derrotando o Milan por 2 a 0 na final.

De lá para cá, a decadência foi atroz. O Magdeburg chegou a essa partida contra o Berliner AK, válida pelo campeonato da quarta divisão alemã, após uma sequência de cinco jogos sem marcar um gol sequer. Eis o motivo da sinalização ambulante. Se a moda pega… Ah, sim: isso não está no vídeo, mas, orientado ou espetado, o fato é que o Magdeburg quebrou o jejum nessa partida. Seu gol solitário de nada adiantou, porém: o adversário fez dois.

Bom domingo a todos.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0HhA2OQaLt8?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&feature=player_embedded#!&w=425&h=344%5D

Continua após a publicidade
Publicidade