Clique e assine a partir de 9,90/mês
Política com Ciência Por Sérgio Praça A partir do que há de mais novo na Ciência Política, este blog do professor e pesquisador da FGV-RJ analisa as principais notícias da política brasileira. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Impeachment de Toffoli e Moraes é crucial

Os juízes do STF estão abusando da ilegalidade e autoritarismo

Por Sérgio Praça - 16 abr 2019, 19h57

Liderados pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania, novo nome do PPS), um grupo de senadores deverá, em breve, apresentar o pedido de impeachment de dois ministros do Supremo Tribunal Federal: o presidente da Corte, Dias Toffoli, e Alexandre de Moraes. Tudo começou quando Moraes determinou que a Polícia Federal realizasse busca e apreensão na casa de pessoas que postaram mensagens contra o Supremo. E também mandou censurar uma reportagem que mostrava investigações em curso sobre a relação de Dias Toffoli com a Odebrecht.

O abuso de poder da dupla Moraes-Toffoli é evidente. Como integrantes da mais alta Corte judicial do país, exibem comportamento vergonhoso, mesquinho e autoritário. Ilações insanas sobre o “bolivarianismo” de ministros do STF não podem ser colocadas na mesma laia de investigações jornalísticas sérias.

Embora outros ministros do STF tenham se pronunciado contra os atos da dupla, todos têm sido lenientes como membros da instituição. Cabe, então, ao Senado tomar as rédeas e resolver esta verdadeira crise institucional com a destituição desses dois juízes. O caminho não será fácil, mas creio que o autoritarismo do STF nas últimas horas dê respaldo social à vontade dos parlamentares.

Publicidade