Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Impeachment de Toffoli e Moraes é crucial

Os juízes do STF estão abusando da ilegalidade e autoritarismo

Liderados pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania, novo nome do PPS), um grupo de senadores deverá, em breve, apresentar o pedido de impeachment de dois ministros do Supremo Tribunal Federal: o presidente da Corte, Dias Toffoli, e Alexandre de Moraes. Tudo começou quando Moraes determinou que a Polícia Federal realizasse busca e apreensão na casa de pessoas que postaram mensagens contra o Supremo. E também mandou censurar uma reportagem que mostrava investigações em curso sobre a relação de Dias Toffoli com a Odebrecht.

O abuso de poder da dupla Moraes-Toffoli é evidente. Como integrantes da mais alta Corte judicial do país, exibem comportamento vergonhoso, mesquinho e autoritário. Ilações insanas sobre o “bolivarianismo” de ministros do STF não podem ser colocadas na mesma laia de investigações jornalísticas sérias.

Embora outros ministros do STF tenham se pronunciado contra os atos da dupla, todos têm sido lenientes como membros da instituição. Cabe, então, ao Senado tomar as rédeas e resolver esta verdadeira crise institucional com a destituição desses dois juízes. O caminho não será fácil, mas creio que o autoritarismo do STF nas últimas horas dê respaldo social à vontade dos parlamentares.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Paulo Cesar Carrijo

    Tenho enorme satisfação intelectual quando o tempo me dá razão naquilo que hoje para a maioria é presente quando para mim é um tema pretérito. Durante anos escrevi e denunciei os arroubos de autoritarismo, de arrogância, do casuísmo, das interpretações enviesadas da Constituição Federal e da intromissão descabida e desavergonhada na seara dos outros poderes da República, quebrando assim um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Ministros da Suprema Corte agiam e, ainda agem, como se tivessem o poder de tutelar e de submeter todo um país aos seus viços pessoais e aos seus dogmas políticos ou corporativistas. Durante anos, Ricardo Lewandowski, Luiz Roberto Barroso, Marco Aurélio de Mello e Luiz Fux, agiram como se o STF fosse um tribunal cartorial de uso pessoal em que cada um fazia e desfazia e sentenciava de acordo com os seus entendimentos políticos e das suas conveniências pessoais ou corporativistas.

    Curtir

  2. alvaro moraes

    Há anos atrás ninguém imaginava uma operação Lava jato, há anos atrás ninguém imaginava um ex-presidente preso, quem sabe agora teremos o impeachment de “juízes” da Suprema Corte!

    Curtir