Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

O roto falando do esfarrapado

O Senado foi irresponsável... mas Bolsonaro é parte do problema

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 nov 2020, 20h01 - Publicado em 20 ago 2020, 14h51

A derrubada, no Senado, do veto presidencial ao reajuste dos servidores cria uma despesa de até 120 bilhões de reais. Além de uma traição ao que estava combinado com o governo, foi uma decisão populista e completamente irresponsável. Jair Bolsonaro afirmou que se o veto for derrubado também na Câmara, o país se torna ingovernável.

Bolsonaro tem razão. O aprofundamento do desequilíbrio fiscal tende a inviabilizar não só o governo como o país.

Ocorre que Bolsonaro é parte do problema.

O governo mandou a PEC emergencial, que corta gastos, para o Congresso no ano passado, mas, de lá para cá, nada fez para aprová-la.

O ministério da Economia tem uma reforma administrativa, que corta gastos, pronta desde o ano passado, mas Bolsonaro, que a engavetou na época, avisou que só vai mandá-la para o Congresso no ano que vem — e ninguém acredita que isso ocorrerá antes da eleição de 2022.

Continua após a publicidade

Ao se aliar ao centrão, Bolsonaro abriu mão do esforço de reformar o Estado e de cortar gastos. Há uma aliança entre vários ministros para criar novos gastos governamentais (supondo que isso tirará o país da recessão) que conta com o apoio do presidente. O auxílio emergencial abriu os olhos de Bolsonaro para o potencial eleitoral do clientelismo, e todo mundo sabe que, em busca de votos, ele pretende gastar a rodo.

Há uma debandada no ministério da Economia porque lá ninguém mais acredita que Bolsonaro pretenda reformar o que quer que seja.

Então, se Bolsonaro quer que o Congresso se comporte de maneira responsável, reclamar não adianta.

É preciso dar o exemplo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.