Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

A crueldade sem paralelo de Bolsonaro

O presidente vetou a distribuição de absorventes femininos para mulheres e meninas miseráveis

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 out 2021, 15h16 - Publicado em 7 out 2021, 14h59

Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita (constante de projeto de lei aprovado no Congresso no mês passado) de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema.

O “argumento” é que o projeto não estabeleceria fonte de custeio. O argumento é falso — o projeto apresenta como fonte o Fundo Penitenciário Nacional e o SUS —, mas Bolsonaro, em sua sanha para vetar, afirma, em argumentação tortuosa, que absorvente não é medicamento, não pode ser custeado pelo SUS.

É sabido que a falta de absorventes compromete a frequência escolar e o comparecimento ao trabalho, e impacta fortemente a qualidade de vida, a dignidade e a autoestima de mulheres e meninas pobres. O problema torna-se ainda mais grave em um momento de pandemia, recessão econômica e alto desemprego, quando a perda de renda nas classes mais pobres chega a 20%.

O veto é de covardia e crueldade ímpares, mas não surpreende. Bolsonaro despreza pobres, mulheres, estudantes, presidiários e outras minorias, faz o que pode para prejudicá-los. Não custa lembrar que, no auge da pandemia, Bolsonaro vetou a distribuição de água potável (!) a índios.

Nos últimos tempos, o Congresso vem se especializando em derrubar vetos presidenciais. Espera-se que derrube esse também.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.