Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

STF 2 – Cotados para Justiça: Anastasia, Ellen e Britto

Se Alexandre de Moraes deixar mesmo a pasta para integrar o Supremo, ex-governador de Minas desponta como favorito para o cargo, seguido por Ellen Gracie

O presidente Michel Temer pode definir, nesta segunda, como já afirmei aqui, o futuro ministro do Supremo Tribunal Federal. Alguns nomes chegaram à reta final. Entendo que o melhor deles é Alexandre de Moraes, hoje titular da Justiça. O ministério está em reestruturação. Mudou de nome porque passou a ter uma atribuição relevante que, antes, era apenas acessória: não é mais “Ministério da Justiça e da Cidadania”. Agora é “da Justiça e da Segurança Pública”. A pasta abrigará um fórum permanente composto por secretários estaduais de Segurança, Justiça e Segurança Penitenciária. A área ligada à defesa de direitos humanos, como se sabe, deixou a Justiça para ser ministério autônomo.

Muito bem! Se Alexandre de Moraes for mesmo para o Supremo, coloca-se desde já uma pergunta: e quem fica no Ministério da Justiça? É claro que existe uma lista de cotados. Mas, desde logo, destaque-se uma questão relevante. A minirreforma que Temer acabou de fazer reservou cinco ministérios ao PSDB, que só tinha três, a saber: Relações Exteriores (José Serra), Cidades (Bruno Araújo) e Justiça, com Moraes. Com a mudança, agregaram-se à cota do partido a Secretaria de Governo (Antonio Imbassahy) e Direitos Humanos, que volta a ser pasta autônoma (Luislinda Valois).

Bem, se um dos intuitos da mudança foi dar mais peso ao PSDB, não faz sentido, vamos convir, na eventual nomeação de alguém para a Justiça (caso Moraes vá mesmo para o Supremo), escolher um nome de outro partido ou de partido nenhum. Se isso acontecer, será preciso haver mexida em outra área para abrigar alguém do PSDB.

Assim, o mais lógico e menos trabalhoso se afigura mesmo nomear para a Justiça, na hipótese de saída de Moraes, um tucano — e haveria de ser alguém da elite do tucanato.

Dada essa questão e considerando a trajetória política e formação intelectual, esse tucano se parece bastante com o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). É advogado, mestre em direito administrativo e professor da área. Foi vice-governador e governador de Minas. Foi o relator no Senado do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Tem um perfil discreto, disciplinado e técnico. Anastasia, obviamente, conta com a simpatia do correligionário Aécio Neves, presidente do PSDB, e não teria dificuldade com outros tucanos influentes, como José Serra e o próprio Fernando Henrique Cardoso.

Mas há outros nomes no páreo caso Alexandre de Moraes deixe mesmo o Ministério da Justiça para ocupar uma cadeira no STF. Um deles é o da ex-ministra do tribunal Ellen Gracie Northfleet, que esteve com o presidente Temer recentemente. Tem, como se sabe, um currículo que a justifica no cargo e atenderia a uma demanda que está sempre dada: aumentar a presença feminina no governo. A ex-ministra do Supremo está filiada ao PSDB. Caso venha a ser escolhida, no entanto, o nome entrará mais na cota pessoal de Temer do que na do partido.

E corre ainda por fora Ayres Britto, ele também um ex-integrante do Supremo. O agora advogado atuante já foi aluno de Temer e é seu amigo pessoal. Seria bem recebido no meio jurídico. Britto teve um comportamento exemplar durante o julgamento do mensalão, por exemplo. Não tem vínculo nenhum com os tucanos — o que é, no caso, uma dificuldade.

Tenho simpatia pelo ex-ministro, mas noto que o futuro titular da Justiça terá de lidar com a espinhosa questão da segurança pública. E, nesse caso, temo o lado, vamos dizer, “poeta” de Britto. Reitero: tinha simpatia por ele, mas ele me irritou mais de uma vez quando estava na corte: de vez em quando, fazia juízos e considerações cujo valor era não mais do que literário; parecia estar em busca mais de uma frase de efeito do que da eficiência.

Isso tudo, reitere-se, na hipótese de Alexandre de Moraes ser mesmo indicado para o Supremo.

Torço por isso.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Elisabete Antonietto

    Total apoio a Antonio Anastasia.

    Curtir

  2. Anastasia teve grande exposicao durante o Impeachment da Dilma, mas como se trata de um politico sua honestidade passa a ser questionada!

    Curtir

  3. Anastasia. Anastasia. Anastasia. (Caso ele queira encarar essa pedreira.)

    Curtir

  4. Anastasia, por favor.

    Curtir

  5. Ai, ai, ai. Vamos ficar de olho povao. Vamos as ruas.

    Curtir

  6. Ayres Brito e Ellen Gracie são ótimos juristas mas seriam péssimos Ministros da Justiça.

    Curtir