PIB dos EUA surpreende e cresce 3,3%
No Estadão:Impulsionada sobretudo pelas exportações, mas também pelos gastos dos consumidores, a economia dos Estados Unidos surpreendeu ao crescer 3,3% no segundo trimestre deste ano, em termos anualizados, informou ontem o Departamento do Comércio do país. Esse taxa ficou acima da estimativa do governo, de 1,9%. Também superou a expectativa dos economistas, que previam aceleração […]
Impulsionada sobretudo pelas exportações, mas também pelos gastos dos consumidores, a economia dos Estados Unidos surpreendeu ao crescer 3,3% no segundo trimestre deste ano, em termos anualizados, informou ontem o Departamento do Comércio do país. Esse taxa ficou acima da estimativa do governo, de 1,9%. Também superou a expectativa dos economistas, que previam aceleração de 2,7%.
No primeiro trimestre de 2008, o Produto Interno Bruto ( PIB) – soma de todas as riquezas produzidas por um país – cresceu à taxa anualizada de 0,9%. No último trimestre de 2007, no pico da crise de hipotecas de alto risco, o PIB recuou 0,2%.
A expansão americana recebeu contribuição decisiva das exportações, que cresceram à taxa anualizada de 13,2%. A estimativa anterior do governo era de crescimento de 9,2%. As importações caíram 7,6%. Portanto, o comércio externo contribuiu com 3,1 pontos porcentuais para a expansão do PIB.
Outro destaque foram os gastos do consumidor, que receberam grande incentivo do governo, após as ameaças de recessão no país. O aumento foi de 1,7%, também acima das estimativas e do índice apresentado no primeiro trimestre deste ano, de 0,9%. O consumo, que responde por 70% da atividade econômica, contribuiu com 1,24 ponto porcentual para o crescimento do PIB.
O motivo da separação de Ivete Sangalo e Daniel Cady
Tropas russas na Venezuela: um complicador para os EUA – e o Brasil
‘Me arrependo de gritar mito’, diz deputado pastor que abandonou bolsonarismo
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’







