OMC – Brasil obtém vitória definitiva contra algodão dos EUA, batalha iniciada no governo FHC
Por Marcelo Ninio, na Folha:Depois de quase seis anos de disputa na OMC (Organização Mundial do Comércio), o Brasil obteve ontem uma vitória definitiva contra os subsídios concedidos pelos Estados Unidos ao algodão. O tribunal da entidade máxima do comércio mundial rejeitou o apelo feito em fevereiro pelos EUA e deu razão à queixa do […]
Depois de quase seis anos de disputa na OMC (Organização Mundial do Comércio), o Brasil obteve ontem uma vitória definitiva contra os subsídios concedidos pelos Estados Unidos ao algodão. O tribunal da entidade máxima do comércio mundial rejeitou o apelo feito em fevereiro pelos EUA e deu razão à queixa do Itamaraty de que a ajuda oficial americana é ilegal e prejudica os produtores de algodão brasileiros.
Com a decisão, a OMC abre caminho para que o Brasil aplique retaliações bilionárias contra os EUA. A decisão anunciada ontem por um painel de três juízes -entre eles o brasileiro Luiz Olavo Baptista- confirma o parecer favorável ao Brasil já anunciado no ano passado. Em sua queixa, o Itamaraty alegava que os EUA mantiveram a segunda colocação entre os maiores produtores de algodão do mundo, apenas atrás da China, graças aos US$ 12,5 bilhões em subsídios pagos aos produtores entre 1999 e 2003.
A OMC deu ganho de causa ao Brasil e, em julho de 2005 chegou a autorizar a aplicação de sanções contra os EUA em até US$ 4 bilhões, com a eliminação do pagamento de patentes. Confiando nas promessas americanas, o governo brasileiro jamais aplicou as retaliações, mas os subsídios ao algodão não foram retirados. O Itamaraty então entrou com novo processo contra a falta de aplicação das recomendações do tribunal da OMC, no qual também saiu vitorioso.
Agora o Brasil deve decidir se aplica as retaliações ou tenta um novo acordo com os EUA. Seja qual for a estratégia escolhida pelo Itamaraty, contudo, o desfecho da longa controvérsia entre Brasil e Estados Unidos em torno do algodão já pode ser considerado um marco na batalha contra os subsídios agrícolas dos países ricos.
Prefeitura sofre críticas por contratar Zezé di Camargo para réveillon
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
Melhor da semana: a resposta das herdeiras de Silvio Santos a Zezé
A reviravolta de seguidores de Zezé Di Camargo após críticas ao SBT
Briga de Zezé di Camargo e SBT complica relação com demais emissoras





