O controle social da ignorância na capa da VEJA
Vocês se lembram quantas vezes este blog tratou da manipulação ideológica nos livros didáticos e até nos vestibulares, tornados verdadeiros testes ideológicos. Um caso exemplar e grave foi noticiado aqui 1º de junho do ano passado, quando publiquei, então, o link do site Escola Sem Partido, que reúne pais e educadores inconformados com a doutrinação […]
O tema, importantíssimo, está na capa da VEJA desta semana. E atenção! Há uma pesquisa em que os professores dizem qual consideram ser a sua principal missão na sala de aula. Informam Monica Weinberg e Camila Pereira: “Para 78% dos professores, o discurso engajado faz sentido, uma vez que atribuem à escola, antes de tudo, a função de formar cidadãos’ – à frente de ‘ensinar a matéria’ ou ‘preparar as crianças para o futuro’”. Um desastre.
Lendo a reportagem (aqui para assinantes), vocês se darão conta da gravidade do caso. A revista traz ainda uma longa lista de mentiras, manipulações e mistificações colhidas nos livros didáticos. O quadro é assombroso.
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