Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Lula diz que ainda testa Dilma e que não quer voltar em 2014

Por Simone Iglesias, na Folha:O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que ainda está testando politicamente a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para escolhê-la como sua candidata em 2010. Segundo ele, a ministra é extremamente “gabaritada”, mas falta a ela traquejo político.Ao mesmo tempo em que trabalha para construir seu sucessor, Lula rejeitou […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h39 - Publicado em 20 dez 2008, 05h47
Por Simone Iglesias, na Folha:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que ainda está testando politicamente a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para escolhê-la como sua candidata em 2010. Segundo ele, a ministra é extremamente “gabaritada”, mas falta a ela traquejo político.
Ao mesmo tempo em que trabalha para construir seu sucessor, Lula rejeitou a possibilidade de concorrer a cargos políticos. E aproveitou para cutucar seus antecessores: “Ex-presidente dará contribuição extraordinária se souber ficar quietinho”. Afirmou também que não voltará ao Congresso.
Sobre a eventual candidatura de Dilma, foi taxativo: “Ela é extremamente gabaritada [para ser presidente]. Mas só isso não basta. Estou observando, vendo como ela se comporta, como os partidos reagem”.
Como sugestão para que a ministra decole, Lula disse que ela deveria falar mais com a imprensa. As declarações do presidente foram dadas em café da manhã com jornalistas.
Informado da pouca paciência da ministra com entrevistas, desconversou: “Nunca entrevistei a Dilma. Comigo ela sempre foi simpática”.
Lula se esquivou de falar em um plano B à sua sucessão, mas disse que “nomes não faltam, porque todo mundo quer sentar aqui [na sua cadeira]”. Lula disse que ainda não conversou com a petista sobre ela ser candidata, porque, quando o fizer, “vai ser definitivo”.
Ele tratou como absurda a tese de que concorrerá a presidente em 2014. Disse esperar “estar vivo até lá” e sair do governo em posição privilegiada, de modo que aliados queiram sua presença na campanha.
Assinante lê mais aqui
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.