Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Itamaraty admite que ciberataque permitiu acesso a e-mails de funcionários

Na VEJA.com. Volto no próximo post: O Itamaraty admitiu nesta terça-feira um ataque de hackers ao sistema do Ministério das Relações Exteriores mas informou que a ação foi restrita aos e-mails dos funcionários. Segundo o Itamamaty, o acesso ao chamado IntraDocs, no qual ficam arquivados os telegramas e documentos sigilosos do serviço diplomático, e ao […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 03h46 - Publicado em 27 Maio 2014, 20h35

Na VEJA.com. Volto no próximo post:
O Itamaraty admitiu nesta terça-feira um ataque de hackers ao sistema do Ministério das Relações Exteriores mas informou que a ação foi restrita aos e-mails dos funcionários. Segundo o Itamamaty, o acesso ao chamado IntraDocs, no qual ficam arquivados os telegramas e documentos sigilosos do serviço diplomático, e ao sistema de troca de informações entre o Ministério e os postos diplomáticos no exterior não foram atingidos. A informação sobre o ataque virtual foi noticiada pela coluna Radar.

Os ataques começaram na segunda-feira da semana passada. Desde segunda-feira, o sistema de e-mails e de leitura de documentos do Ministério e dos postos diplomáticos no exterior está fora do ar, passando por uma manutenção geral para evitar novos acessos indevidos, e deve voltar ao normal ainda nesta terça-feira.

De acordo com o Itamaraty, hackers usaram o esquema chamado phishing, em que e-mails aparentemente de pessoas conhecidas são enviados para colegas com inclusão de um link malicioso. Ao abrir o link, servidores acabam instalando no sistema os chamados cavalos de troia, que recolhem informações sigilosas dos usuários, como senhas e números de documentos.

O ataque teria contaminado os e-mails de um número ainda indeterminado de funcionários públicos, permitindo o acesso a informações pessoais e a arquivos que servidores e diplomatas mantinham nos e-mails funcionais. A ação, contudo, não teria alcançado o sistema de comunicação sigiloso entre as embaixadas e postos no exterior, o Ministério em Brasília nem o arquivo de telegramas.

O Itamaraty não confirma se houve vazamento de documentos sigilosos. Ainda não há informações do objetivo ou dos responsáveis pelos ataques. Uma investigação sobre o caso foi aberta pelo Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela segurança de informações do governo, e pela Polícia Federal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.