Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Fortunati chega a 61% dos votos válidos em Porto Alegre e seria reeleito no 1º turno. em 3º, PT tem apenas 8%

Por Felipe Bächtold, na Folha: O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), ampliou sua vantagem e está com 51% das intenções de voto na disputa eleitoral da cidade. Se conseguir esse percentual na votação de domingo, ele será reeleito já no primeiro turno, aponta o Datafolha. A segunda colocada na pesquisa é Manuela D’Ávila (PC do B), […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h43 - Publicado em 4 out 2012, 01h29

Por Felipe Bächtold, na Folha:
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), ampliou sua vantagem e está com 51% das intenções de voto na disputa eleitoral da cidade. Se conseguir esse percentual na votação de domingo, ele será reeleito já no primeiro turno, aponta o Datafolha. A segunda colocada na pesquisa é Manuela D’Ávila (PC do B), que obteve 21% das preferências. Fortunati e Manuela chegaram a ficar empatados tecnicamente no fim de agosto, mas o prefeito gradualmente começou a abrir vantagem.

A pesquisa, feita entre terça (2) e quarta-feira (3), ouviu 1.274 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Fortunati subiu quatro pontos em relação à pesquisa da semana passada. Já Manuela oscilou três pontos para baixo. Na terceira colocação aparece Adão Villaverde (PT), com 8% das preferências. O candidato Roberto Robaina (PSOL) registrou 2%.

Pelo critério de votos válidos, que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos, e é o modo oficial de divulgação dos resultados pela Justiça Eleitoral, Fortunati tem 61%, contra 24% de Manuela. O Datafolha também fez uma simulação de segundo turno, em que o prefeito vence Manuela por 57% a 27%. Para essa pergunta, 15% disseram que não sabem ou que votariam em branco ou nulo. Manuela (24%) e Villaverde (23%) são os mais rejeitados pelos eleitores, de acordo com o levantamento. Fortunati é, entre os sete candidatos, o que possui menor rejeição, com 9%.
(…) 

Publicidade