Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Disputa aperta nos Estados-pêndulo

Por Andrea Murta, na Folha:A menos de 48 horas da eleição para o próximo presidente dos EUA, os Estados de Ohio e Virgínia, cruciais para a vitória, deixaram de favorecer o democrata Barack Obama para ser qualificados como indefinidos, aumentando as incertezas da disputa com o republicano John McCain.Na média das pesquisas que medem o […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 18h40 - Publicado em 3 nov 2008, 06h19
Por Andrea Murta, na Folha:
A menos de 48 horas da eleição para o próximo presidente dos EUA, os Estados de Ohio e Virgínia, cruciais para a vitória, deixaram de favorecer o democrata Barack Obama para ser qualificados como indefinidos, aumentando as incertezas da disputa com o republicano John McCain.
Na média das pesquisas que medem o voto nacional, Obama aparece 6,3 pontos à frente de McCain (50,5% a 44,2%, segundo o site Real Clear Politics). Mas a eleição americana é indireta e decidida Estado a Estado -o voto popular orienta a escolha de representantes estaduais, os delegados, que escolhem o presidente no Colégio Eleitoral, em dezembro. Há 538 delegados e, para vencer, são necessários 270.
Ontem, Obama vencia a projeção para o Colégio Eleitoral, com 238 votos sólidos e 40 prováveis, contra 118 sólidos e 14 prováveis de McCain. Outros 128 votos estavam sob disputa.
Desses, Ohio envia ao Colégio Eleitoral 20 votos. Ali, a média das pesquisas dava ontem vantagem de 4,2 pontos a Obama (48,8% a 44,6%), mas dentro da margem de erro.
Não por acaso, Obama fez campanha em Ohio ontem.
Já a Virgínia tem 13 votos sob disputa. O Estado manifesta leve vantagem para Obama (49,8% a 46%), mas na margem de erro das pesquisas.
Na prática, a eleição será decidida pelo resultado em cerca de 12 Estados em que a disputa está mais acirrada. Além de Ohio e Virgínia, em oito -Flórida, Arizona, Indiana, Geórgia, Carolina do Norte, Missouri, Montana e Dakota do Norte- não era possível indicar tendência clara ontem.
Assinante lê mais aqui
Publicidade