Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Dirceu, o “quadrilheiro” que é “uma gracinha”

Leio que o quadrilheiro — segundo a Procuradoria Geral da República — José Dirceu estava na platéia de VIPs do programa de estréia de Hebe Camargo, na Rede TV. Consta que ela lhe fez uma especial deferência: “Olhe ali o Zé Dirceu, perto do Serra e do governador Geraldo Alckmin; pode aplaudir, gente”. E a […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 17h14 - Publicado em 3 mar 2011, 19h33

Leio que o quadrilheiro — segundo a Procuradoria Geral da República — José Dirceu estava na platéia de VIPs do programa de estréia de Hebe Camargo, na Rede TV. Consta que ela lhe fez uma especial deferência: “Olhe ali o Zé Dirceu, perto do Serra e do governador Geraldo Alckmin; pode aplaudir, gente”. E a “gente” aplaudiu. Na mesma frase, Dirceu, Serra e Alckmin…

Pois é… Outro indiciado no caso do mensalão, João Paulo Cunha (PT), assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Um terceiro, Waldemar da Costa Neto (PR), integra a comissão da reforma política — justamente aquela que vai discutir financiamento público de campanha. Eis aí algo em que é especialista. Wanderley Guilherme dos Santos, o co-autor da tese de que a mídia que atacava o mensalão era “golpista”, vai presidir a Casa de Rui Barbosa.

Volto a Dirceu. Desconheço se Hebe Camargo tem qualquer simpatia pessoal por ele. Acho que não. A apresentadora, que faz 82 anos na próxima terça-feira, com uma vitalidade e joie de vivre impressionantes, paira acima das críticas. A esta altura, saúda quem bem entender sem que nada lhe seja cobrado. Tenho pra mim, no entanto, que a presença de Dirceu naquela platéia era fruto de um bem-sucedido lobby junto à produção do programa e, obviamente, à Rede TV, sempre tão caroável com o lulo-petismo.

Vênia máxima a Hebe Camargo — e eu também saúdo a sua energia —, Dirceu na platéia não é algo de que alguém deva se orgulhar. As razões estão no inquérito que a Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal. O fato é que ele foi colocado na platéia, onde foi tratado como homem de bem.

De cabeça para baixo
O país, às vezes, parece um tanto de cabeça pra baixo. O Estadão de hoje traz um texto intitulado: “Hebe exalta petista e constrange Serra”. A íntegra está aqui. Ali se conta que a apresentadora  cantou as glórias de Dilma e coisa e tal. E o “constrangimento” de Serra?  Cristina Padiglione e Daiene Cardoso tentam prová-lo assim:
“Se Dirceu gostou dos elogios a Dilma, o ex-governador de São Paulo preferiu não acompanhar toda a gravação. Na metade do programa, Serra, derrotado por Dilma no ano passado, levantou-se, deixou a mulher Mônica à mesa que ocupava, cumprimentou o ex-ministro e foi embora. ‘Ele tinha um jantar com um governador de outro Estado no Fasano e não conseguiu desmarcar’, justificou, ao Estado, a ex-primeira-dama.”

Continua após a publicidade

Viram? Como Serra foi derrotado por Dilma na eleição, sempre que alguém fizer um elogio a ela, ele ficará constrangido. Dado o hábito do puxa-saquismo no país, então não poderá sair mais de casa. Vai ver Serra tinha marcado um jantar porque anteviu as apologias… É impressionante! Notem que Mônica Serra não “informa”, mas “justifica”. O tal constrangimento, que é pura ilação, é passado ao leitor como se fosse informação. Mais: ainda que o ex-governador não tivesse nada para fazer e só quisesse ir embora: por que isso seria um “constrangimento”?

Já Dirceu se sai bem no programa e na reportagem “Ao Estado, após a gravação, ele, que é réu no processo do mensalão, concordou que ficou surpreso com a atitude de Hebe: ‘Ela foi muito generosa’”

Dizer o quê? O constrangimento de Serra, fica evidente, é pura pegação no pé do chamado jornalismo interpretativo. Por outro lado, seria justificado se tivesse existido. Em festa em que Zé Dirceu é recebido com generosidade, acho que Serra tem mais é de ficar constrangido mesmo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.