Dilma indica Teori Zavascki para a vaga de Peluso
A presidente Dilma Rousseff convidou Teori Zavascki, ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), para a vaga aberta no STF com a aposentadoria do ministro Cezar Peluso. Zavascki está quase no limite para a indicação. Ele tem 64 anos, e a idade máxima é 65. Seu nome tem de agora ser submetido à aprovação do […]
A presidente Dilma Rousseff convidou Teori Zavascki, ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), para a vaga aberta no STF com a aposentadoria do ministro Cezar Peluso. Zavascki está quase no limite para a indicação. Ele tem 64 anos, e a idade máxima é 65. Seu nome tem de agora ser submetido à aprovação do Senado. Deve ser aprovado sem dificuldade. Permanece no tribunal até 15 de agosto de 2018. Se for reeleita, a presidente poderá ainda indicar seu sucessor.
Não há data marcada ainda para a sabatina no Senado. Nessas horas, sempre aparece a questão: se aprovado antes do fim do julgamento do mensalão, o novo ministro pode participar? Pode! Só depende dele. Caso se considere preparado, nada impede que vote.
É claro que Zavascki ou qualquer outro deveria evitar esse cálice, não é mesmo? No andamento atual, há o risco de que Ayres Britto se aposente antes mesmo da definição das penas. Ainda que o novo ministro já faça parte da corte, o mais provável é que não participe da dosimetria. A prática consagrada no tribunal é que não arbitram a pena nem mesmo os ministros que votaram pela absolvição. Por óbvio, não há como participar do processo quem não atuou nem mesmo no julgamento.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Filha de Faustão, Lara Silva atualiza estado de saúde do pai
O que a nova decisão de Moraes sinaliza sobre possível prisão de Bolsonaro







