Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Delinqüência intelectual

Leitores me perguntam por que pego no pé de Mercadante, que não tem nenhuma importância. Todo muito tem algumas esquisitices, não é? A minha talvez seja não suportar o seu discurso. Há nele uma espécie de delinqüência intelectual, que depreda qualquer forma de inteligência e de compromisso com a verdade, que me é insuportável. Certo, […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 23h23 - Publicado em 31 jul 2006, 21h14
Leitores me perguntam por que pego no pé de Mercadante, que não tem nenhuma importância. Todo muito tem algumas esquisitices, não é? A minha talvez seja não suportar o seu discurso. Há nele uma espécie de delinqüência intelectual, que depreda qualquer forma de inteligência e de compromisso com a verdade, que me é insuportável. Certo, dirão, isso está no PT como um todo. É verdade. Mas ele consegue emprestar especial inflexão à bobagem. Vejam o caso de hoje. Ele participou de um debate na Força Sindical e disse que os governos tucanos não souberam enfrentar a questão da guerra fiscal. Em seguida, tendo servido ao governo que aumentou a carga tributária, promete simplificar e reduzir impostos. Este senhor votou a favor de um projeto de José Sarney (PMDB-AP) que transformaria metade do Brasil numa zona franca — ou numa zona. São Paulo iria para a breca. Pior: ele reconheceu em sua declaração de voto que o projeto era ruim, mas votou a favor porque disse não poder se opor a Sarney, seu amigo etc e tal. Entre Sarney e São Paulo, escolheu o primeiro. E agora pontifica sobre guerra fiscal? Depois disse que FHC não criou vagas nas universidades. A prioridade da gestão do ex-presidente, plenamente atingida, foi universalizar o ensino fundamental. Sem contar que houve, sim, grande expansão do ensino universitário — só que não com dinheiro público, como Lula faz hoje. Tal expansão estava sendo avaliada pelo provão, que obrigava as faculdades a buscar qualidade. O PT destruiu o sistema. E hoje repassa dinheiro para mantenedoras sem qualquer controle da qualidade do que é ministrado. Mas Mercadante segue adiante. A verdade, para ele, é mera contingência.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.